Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, V. L. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787353864767301pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.referee2RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.description.resumoConsiderando que, no contexto educacional brasileiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) caracteriza-se por possibilitar o acesso dos alunos às universidades e que, especificamente, a prova de redação apresenta caráter eliminatório, este trabalho objetiva analisar a estrutura textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014) por meio da descrição composicional do texto – suas sequências, construção da textualidade (coesão e coerência) e conteúdo temático. Para isso, construímos um corpus de trinta redações, cuja coleta foi realizada em material proveniente de documento textual público, disponível na internet. Atentando para essa análise, a concepção de texto não se configura como um amontoado aleatório de frases, mas é compreendida em sua unidade comunicativa, ou seja, em seu processo de produção e recepção (MARCUSCHI, 2008). Para tanto, este trabalho fundamenta-se nas contribuições da Linguística textual (BENTES, 2001; FÁVERO e KOCH, 2012; MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2009); e no texto de natureza argumentativa (GARCIA, 1982; KOCH, 1987; PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2005; J. M. ADAM, 2008; BRONCKART, 2012). À luz desses conceitos, busca-se descrever e analisar: o conteúdo temático; a textualidade (coesão e coerência); sequências tipológicas; estratégias argumentativas; e tipos de argumentos. O estudo se justifica porque busca a compreensão da organização do texto, uma vez que procura descrever e analisar o modo como o candidato atende a estrutura de organização textual solicitada; subsidia o processo de aprendizagem desse tão importante texto, tendo em vista que o participante corre o risco de ser penalizado com a nota zero (0), caso não obedeça ao tipo textual dissertativo-argumentativo e; auxilia o professor na escolha de estratégias de ensino de escrita, já que as exigências presentes para a redação do ENEM acarretam reformulações no sistema de ensino, nos currículos e planejamentos, no dia-a-dia de sala de aula. Em função das redações coletadas, cuja nota era máxima, os resultados desta pesquisa indicam que a estrutura textual-discursiva descrita e analisada nas redações do ENEM (2010-2014) correspondem à organização da proposta de redação, bem como ao que se espera do texto dissertativo-argumentativo, ou, precisamente, de suas sequências, mas também apresentam uma recorrência dinâmica do gênero, porque os candidatos mesclam, por exemplo, a ocorrência simultânea da proposta de intervenção e a própria conclusão. Desse modo, imprimem em seus textos particularidades que se consolidam no que Marcuschi (2006) nomeia como fluidez do gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleOrganização textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014).pt_BR
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractWhereas, in the Brazilian educational context, the National Secondary Education Examination (ENEM) is characterized by allowing the access of students to universities and, specifically, the test writing has eliminatory character, this work aims to analyze the structure textual-discursive the wording of ENEM (2010-2014) through the compositional description of the text - its sequels, construction textuality (cohesion and coherence) and thematic content. For this, we constructed a corpus of thirty essays whose collection was performed on material from public textual document, available on the internet. Paying attention to this analysis, the text design is not configured as a random jumble of phrases, but it is understood in its communicative unit, ie in the process of production and reception (MARCUSCHI, 2008). Therefore, this work is based on the contributions of textual Linguistics (BENTES, 2001; FÁVERO and KOCH, 2012; MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2009); and argumentative nature Text (GARCIA, 1982; KOCH, 1987; PERELMAN and OLBRECHTS-TYTECA, 2005; J. M. ADAM, 2008; BRONCKART, 2012). In light of these concepts, it seeks to describe and analyze: the thematic content; textuality (cohesion and coherence); typological sequences; types of arguments and; argumentative strategies. The study is justified because it seeks the understanding of text organization, as it seeks to analyze and describe how the candidate meets the required textual organization structure; subsidizes the process of learning this as important text, given that the participant runs the risk of being penalized with a score of zero (0) if they do not obey the dissertative-argumentative text and type; assists the teacher in the choice of writing teaching strategies, since the requirements present in the writing of ESMS lead reformulations in the education system, curricula and planning, day-to-day classroom. Our results indicate that in the textual-discursive structure described and analyzed in newsrooms ENEM (2010-2014) correspond to the organization's draft proposal, as well as to what is expected of argumentative-argumentative text, or precisely their sequences, but also feature a dynamic recurrence of gender, because applicants blend, for example, the simultaneous occurrence of the intervention proposed and the very conclusion. Thus print in their texts peculiarities that are consolidated in Marcuschi (2006) names as fluidity of gender.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28635
dc.date.accessioned2023-01-05T10:33:03Z
dc.date.available2023-01-05
dc.date.available2023-01-05T10:33:03Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRedação do Exame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectENEM - redaçãopt_BR
dc.subjectOrganização textual-discursiva - redação do ENEMpt_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.subjectTipos de argumentospt_BR
dc.subjectEstrutura composicional - redação do ENEMpt_BR
dc.subjectArgumentação - redação do ENEMpt_BR
dc.subjectWriting for the National High School Exampt_BR
dc.subjectENEM - essaypt_BR
dc.subjectTextual-discursive organization - ENEM writingpt_BR
dc.subjectTextualitypt_BR
dc.subjectTypes of argumentspt_BR
dc.subjectCompositional structure - ENEM writingpt_BR
dc.subjectArgumentation - ENEM writingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Vanessa Luciene Pereira da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTextual-discursive organization of the ENEM essay (2010-2014).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Luciene Pereira da. Organização textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014). 2016. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28635pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA LUCIENE PEREIRA DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfVanessa Luciene Pereira da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016.3.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.