Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, V. L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.advisor1IDXAVIER, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Patrícia Silva Rosas de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, P. S. R.pt_BR
dc.description.resumoO livro didático (LD) é muito utilizado no cenário educacional brasileiro por se tratar de um instrumento importante na concretização do ensino. Pensando na forte influência que este suporte didático exerce no meio escolar, analisamos, sob o prisma de uma pesquisa documental, o livro didático: Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações coordenadas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)? No sentido de responder a este questionamento, elegemos como objetivo geral: refletir sobre o ensino das orações coordenadas em contexto do Ensino Médio, contribuindo com reflexões sobre a utilização do livro didático de Português; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações coordenadas, tendo como referências os estudos da Gramática Tradicional e da Análise Linguística e b) perceber limitações e avanços na abordagem do material didático em análise. Do ponto de vista teórico, tivemos contribuições de autores como Travaglia (2009; 2002), Neves (2003; 2002), Oliveira (2010), Mioto (2013), Antunes (2007), Possenti (2002) e Wittke (2007), dentre outros. No que se refere aos resultados, chegamos à conclusão que o LDP em estudo, mesmo introduzindo o estudo dos conteúdos gramaticais por intermédio de um texto e propor algumas atividades de gramática reflexiva e de uso, a ênfase recai nas atividades de Gramática Normativa. Assim, consideramos que este material didático oscila entre uma abordagem tradicional e uma funcional da língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleAs orações coordenadas e o livro didático de português: por um ensino reflexivo de língua.pt_BR
dc.date.issued2016-10-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639-
dc.date.accessioned2023-01-05T12:01:47Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-01-05T12:01:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático - portuguêspt_BR
dc.subjectOrações coordenadaspt_BR
dc.subjectEnsino reflexivo de línguapt_BR
dc.subjectGramática tradicionalpt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectTextbook analysis - Portuguesept_BR
dc.subjectCoordinated prayerspt_BR
dc.subjectReflective language teachingpt_BR
dc.subjectTraditional grammarpt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Vera Lúcia Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCoordinated sentences and the Portuguese textbook: towards a reflective language teaching.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Vera Lúcia Souza. As orações coordenadas e o livro didático de português: por um ensino reflexivo de língua. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERA LÚCIA SOUZA BEZERRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfVera Lúcia Souza Bezerra - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20161.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.