Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639
Title: As orações coordenadas e o livro didático de português: por um ensino reflexivo de língua.
Other Titles: Coordinated sentences and the Portuguese textbook: towards a reflective language teaching.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Vera Lúcia Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: XAVIER, Manassés Morais.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO , Patrícia Silva Rosas de.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa;Análise de livro didático - português;Orações coordenadas;Ensino reflexivo de língua;Gramática tradicional;Análise linguística;Portuguese language textbook;Textbook analysis - Portuguese;Coordinated prayers;Reflective language teaching;Traditional grammar;Linguistic analysis
Issue Date: 7-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Vera Lúcia Souza. As orações coordenadas e o livro didático de português: por um ensino reflexivo de língua. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639
???metadata.dc.description.resumo???: O livro didático (LD) é muito utilizado no cenário educacional brasileiro por se tratar de um instrumento importante na concretização do ensino. Pensando na forte influência que este suporte didático exerce no meio escolar, analisamos, sob o prisma de uma pesquisa documental, o livro didático: Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações coordenadas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)? No sentido de responder a este questionamento, elegemos como objetivo geral: refletir sobre o ensino das orações coordenadas em contexto do Ensino Médio, contribuindo com reflexões sobre a utilização do livro didático de Português; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações coordenadas, tendo como referências os estudos da Gramática Tradicional e da Análise Linguística e b) perceber limitações e avanços na abordagem do material didático em análise. Do ponto de vista teórico, tivemos contribuições de autores como Travaglia (2009; 2002), Neves (2003; 2002), Oliveira (2010), Mioto (2013), Antunes (2007), Possenti (2002) e Wittke (2007), dentre outros. No que se refere aos resultados, chegamos à conclusão que o LDP em estudo, mesmo introduzindo o estudo dos conteúdos gramaticais por intermédio de um texto e propor algumas atividades de gramática reflexiva e de uso, a ênfase recai nas atividades de Gramática Normativa. Assim, consideramos que este material didático oscila entre uma abordagem tradicional e uma funcional da língua.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa
Análise de livro didático - português
Orações coordenadas
Ensino reflexivo de língua
Gramática tradicional
Análise linguística
Portuguese language textbook
Textbook analysis - Portuguese
Coordinated prayers
Reflective language teaching
Traditional grammar
Linguistic analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERA LÚCIA SOUZA BEZERRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfVera Lúcia Souza Bezerra - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20161.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.