Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, V. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3538708971307782pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Tássia Tavares de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, T. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2099125288463182pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.referee1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Aluska Silva.-
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, A. S.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar a recepção da poesia de Augusto dos Anjos a partir de quatro poemas do autor: “Budismo moderno”, “Idealismo”, “Soneto” e “Versos de amor”, publicados na obra Eu. Para tanto, objetivamos especificamente: 1) Expor e discutir como os alunos do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande recebem a poesia de Augusto dos Anjos; 2) Sugerir formas de abordagem dos poemas. A partir das explicações de Santos (2002), Viana (2001), Machado (1998) e Almeida (2012), pretendemos comentar momentos da recepção dessa poesia no início dos séculos XX e XXI. Apoiados nas concepções Jauss (1979 e 1994), Iser (1979) e Pinheiro (2009) sobre a estética da recepção discutiremos as contribuições da teoria para o ensino da literatura. E a fim de refletirmos acerca da leitura no ensino dessa disciplina, nos pautamos nas discussões de Rezende (2013), Pinheiro (2006), Silva (2008) e Rios (2008). Ao analisarmos as atividades escritas procuramos observar as impressões dos alunos do ensino médio, após o trabalho de leitura e discussão dos textos na sala de aula. Os resultados dessa pesquisa demonstrou que a poesia de Augusto dos Anjos teve uma recepção significativa na sala de aula, uma vez que os alunos estabeleceram a leitura interativa com os poemas, refletindo a inovação poética criada pelo poeta ao contexto histórico da época que se perpetuou na nossa contemporaneidade, relacionando às ideias dos poemas a realidade atual, obtendo com isso, um olhar mais crítico e reflexivo sobre o mundo, percebendo também, a pertinência da poesia do paraibano nas aulas de literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Literaturapt_BR
dc.titleAugusto dos Anjos no Ensino Médio: um olhar a partir da estética da recepção.pt_BR
dc.date.issued2016-02-29-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the reception of the Augustan poetry of Angels from four author of poems: "Modern Buddhism", "up", "Sonnet" and "Verses of Love," published in the work I To this end, we aim specifically.: 1) to expose and discuss how the high school students of a public school in Campina Grande receive Augustan poetry of Angels; 2) Suggest ways to approach the poems. From the explanations of Santos (2002), Viana (2001), Machado (1998) and Almeida (2012), we intend to review this poetry receipt of moments at the beginning of the XX and XXI. Supported the views Jauss (1979 and 1994), Iser (1979) and Pine (2009) on the aesthetics of reception discuss the contributions of the theory to the literature of education. And in order to reflect about reading in the teaching of this discipline, we base on the discussions Rao (2013), Pine (2006), Silva (2008) and Rivers (2008). In reviewing the written activities seek to observe the impressions of high school students after reading the work and discussion of the texts in the classroom. The results of this research showed that the Angels Augustan poetry had a significant reception in the classroom, since students established the interactive reading with poems, reflecting the poetic innovation created by the poet to the historical context of the time that was perpetuated in our contemporary, relating to the ideas of poems to current reality, thus obtaining a more critical and reflective about the world, realizing also the relevance of poetry of Paraiba in literature classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643-
dc.date.accessioned2023-01-05T12:13:50Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-01-05T12:13:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAugusto dos Anjos - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura paraibana - poesiapt_BR
dc.subjectPoesia paraibana - Augusto dos Anjospt_BR
dc.subjectPoeta paraibano - Augusto dos Anjospt_BR
dc.subjectEstética da recepção - poesia de Augusto dos Anjospt_BR
dc.subjectRecepção da poesia de Augusto dos Anjos - ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectAugusto dos Anjos - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectParaiba literature - poetrypt_BR
dc.subjectPoetry from Paraiba - Augusto dos Anjospt_BR
dc.subjectPoet from Paraíba - Augusto dos Anjospt_BR
dc.subjectAesthetics of reception - poetry by Augusto dos Anjospt_BR
dc.subjectReception of poetry by Augusto dos Anjos - high schoolpt_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Verônica Lucena do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAugusto dos Anjos in High School: a look from the aesthetics of reception.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Verônica Lucena do. Augusto dos Anjos no Ensino Médio: um olhar a partir da estética da recepção. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERÔNICA LUCENA DO NASCIMENTO - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2016.pdfVerônica Lucena do Nascimento - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20161.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.