Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643
Title: Augusto dos Anjos no Ensino Médio: um olhar a partir da estética da recepção.
Other Titles: Augusto dos Anjos in High School: a look from the aesthetics of reception.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Verônica Lucena do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CARVALHO, Aluska Silva.
Keywords: Augusto dos Anjos - crítica e interpretação;Literatura paraibana - poesia;Poesia paraibana - Augusto dos Anjos;Poeta paraibano - Augusto dos Anjos;Estética da recepção - poesia de Augusto dos Anjos;Recepção da poesia de Augusto dos Anjos - ensino médio;Ensino de literatura;Augusto dos Anjos - criticism and interpretation;Paraiba literature - poetry;Poetry from Paraiba - Augusto dos Anjos;Poet from Paraíba - Augusto dos Anjos;Aesthetics of reception - poetry by Augusto dos Anjos;Reception of poetry by Augusto dos Anjos - high school;Literature teaching
Issue Date: 29-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Verônica Lucena do. Augusto dos Anjos no Ensino Médio: um olhar a partir da estética da recepção. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho pretende analisar a recepção da poesia de Augusto dos Anjos a partir de quatro poemas do autor: “Budismo moderno”, “Idealismo”, “Soneto” e “Versos de amor”, publicados na obra Eu. Para tanto, objetivamos especificamente: 1) Expor e discutir como os alunos do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande recebem a poesia de Augusto dos Anjos; 2) Sugerir formas de abordagem dos poemas. A partir das explicações de Santos (2002), Viana (2001), Machado (1998) e Almeida (2012), pretendemos comentar momentos da recepção dessa poesia no início dos séculos XX e XXI. Apoiados nas concepções Jauss (1979 e 1994), Iser (1979) e Pinheiro (2009) sobre a estética da recepção discutiremos as contribuições da teoria para o ensino da literatura. E a fim de refletirmos acerca da leitura no ensino dessa disciplina, nos pautamos nas discussões de Rezende (2013), Pinheiro (2006), Silva (2008) e Rios (2008). Ao analisarmos as atividades escritas procuramos observar as impressões dos alunos do ensino médio, após o trabalho de leitura e discussão dos textos na sala de aula. Os resultados dessa pesquisa demonstrou que a poesia de Augusto dos Anjos teve uma recepção significativa na sala de aula, uma vez que os alunos estabeleceram a leitura interativa com os poemas, refletindo a inovação poética criada pelo poeta ao contexto histórico da época que se perpetuou na nossa contemporaneidade, relacionando às ideias dos poemas a realidade atual, obtendo com isso, um olhar mais crítico e reflexivo sobre o mundo, percebendo também, a pertinência da poesia do paraibano nas aulas de literatura.
Abstract: This work aims to analyze the reception of the Augustan poetry of Angels from four author of poems: "Modern Buddhism", "up", "Sonnet" and "Verses of Love," published in the work I To this end, we aim specifically.: 1) to expose and discuss how the high school students of a public school in Campina Grande receive Augustan poetry of Angels; 2) Suggest ways to approach the poems. From the explanations of Santos (2002), Viana (2001), Machado (1998) and Almeida (2012), we intend to review this poetry receipt of moments at the beginning of the XX and XXI. Supported the views Jauss (1979 and 1994), Iser (1979) and Pine (2009) on the aesthetics of reception discuss the contributions of the theory to the literature of education. And in order to reflect about reading in the teaching of this discipline, we base on the discussions Rao (2013), Pine (2006), Silva (2008) and Rivers (2008). In reviewing the written activities seek to observe the impressions of high school students after reading the work and discussion of the texts in the classroom. The results of this research showed that the Angels Augustan poetry had a significant reception in the classroom, since students established the interactive reading with poems, reflecting the poetic innovation created by the poet to the historical context of the time that was perpetuated in our contemporary, relating to the ideas of poems to current reality, thus obtaining a more critical and reflective about the world, realizing also the relevance of poetry of Paraiba in literature classes.
Keywords: Augusto dos Anjos - crítica e interpretação
Literatura paraibana - poesia
Poesia paraibana - Augusto dos Anjos
Poeta paraibano - Augusto dos Anjos
Estética da recepção - poesia de Augusto dos Anjos
Recepção da poesia de Augusto dos Anjos - ensino médio
Ensino de literatura
Augusto dos Anjos - criticism and interpretation
Paraiba literature - poetry
Poetry from Paraiba - Augusto dos Anjos
Poet from Paraíba - Augusto dos Anjos
Aesthetics of reception - poetry by Augusto dos Anjos
Reception of poetry by Augusto dos Anjos - high school
Literature teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERÔNICA LUCENA DO NASCIMENTO - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2016.pdfVerônica Lucena do Nascimento - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20161.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.