Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28645
Title: O evento literário na contemporaneidade: análise interdiscursiva de uma entrevista de Cristovão Tezza.
Other Titles: The literary event in contemporaneity: interdiscursive analysis of an interview with Cristovão Tezza.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Júlia Neves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Aloísio de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PATRIOTA, Luciene Maria.
Keywords: Interdiscurso;Interdiscourse;Intradiscurso;Intradiscourse;Discurso da História;Discourse of History;Discurso da Literatura;Discourse of Literature;Gênero discursivo entrevista;Interview discursive genre;Cristovão Tezza - entrevista;Cristovão Tezza - interview;Análise do discurso de linha francesa;French line speech analysis;História literária;Literary history
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Júlia Neves. O evento literário na contemporaneidade: análise interdiscursiva de uma entrevista de Cristovão Tezza. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28645
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho pretende analisar as marcas intradiscursivas que escondem o interdiscurso literário brasileiro na entrevista de Cristovão Tezza, especificamente, verificando as relações entre as marcas intradiscursivas, do plano enunciativo-textual, e as propriedades interdiscursivas, do plano discursivo e ainda observando como um escritor constrói, no espaço textual da entrevista, os significados de literatura brasileira, na atualidade. Dessa forma, para a abordagem dos conceitos de “intradiscurso” e “interdiscurso” serão consideradas as contribuições da Análise do Discurso pecheutiana. O corpus constitui-se por uma entrevista de Cristovão Tezza publicada no dia 13 de abril de 2014, às 10h00min por Luciano Trigo na coluna “Máquina de Escrever” do site G1.com. Os procedimentos analíticos do estudo partiram da divisão do corpus em Recortes Textuais (RT) – porções de fragmentos textuais marcados pela interdiscursividade, e em Sequências Discursivas (SD) – sequência de enuciados, que marcam a discursividade do sujeito. As análises revelam como o gênero entrevista possibilita um trabalho discursivo rico em intradiscursos e interdiscursos, principalmente pelo lado confessional que o entrevistado expõe em suas respostas. Nesse sentido, verificamos como marcas do intradiscurso literário na entrevista de Cristovão uma grande quantidade de marcações do pronome pessoal “eu” e de pronomes possessivos – meu e meus, e verbos na 1° pessoa do singular - lembro, preferi, vivo, acho, fui, faço e etc. Identificamos como um dos principais pontos da análise sobre o interdiscurso, a relação do escritor com o passado do que propriamente com o “tempo presente”, pois a todo momento ele dizia ser contra a literatura atual e a favor de uma literatura de estética tradicional.
Keywords: Interdiscurso
Interdiscourse
Intradiscurso
Intradiscourse
Discurso da História
Discourse of History
Discurso da Literatura
Discourse of Literature
Gênero discursivo entrevista
Interview discursive genre
Cristovão Tezza - entrevista
Cristovão Tezza - interview
Análise do discurso de linha francesa
French line speech analysis
História literária
Literary history
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28645
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÚLIA NEVES GONÇALVES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfJúlia Neves Gonçalves - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016927.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.