Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28646
Title: O diálogo entre o fantástico e o real em O Meu Pé de Laranja Lima.
Other Titles: The dialogue between the fantastic and the real in O Meu Pé de Laranja Lima.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Dayane Monteiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
Keywords: Fantástico infantil;Diálogo entre o fantástico e o real;Literatura infanto-juvenil;Literatura brasileira - romance infanto juvenil;Romance infanto juvenil;José Mauro de Vasconcelos - crítica e interpretação;Violência física - crianças - tema literário;Crianças - violência - literatura;Fantastic childish;Dialogue between the fantastic and the real;Children's Literature;Brazilian Literature - Children's Novel;Young adult novel;José Mauro de Vasconcelos - criticism and interpretation;Physical violence - children - literary theme;Children - violence - literature
Issue Date: 5-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Dayane Monteiro. O diálogo entre o fantástico e o real em O Meu Pé de Laranja Lima. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28646
???metadata.dc.description.resumo???: O interesse em demonstrar como a realidade e o imaginário da criança estão diretamente relacionados foi o que suscitou a pesquisa apresentada neste trabalho. Como objeto de estudo, analisamos o romance infanto juvenil O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, que apresenta a infância de Zezé, marcada por dores e perdas, mas também pelo fantástico criado por sua imaginação. Nessa perspectiva, o estudo se fundamentou nas contribuições de Held (1980) a respeito do fantástico infantil, nas concepções de Damazio (1994) sobre o significado de criança, nas considerações de Brait (1985), em seu estudo sobre a personagem. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho, foi analisar e demonstrar como a realidade de Zezé influencia na criação de um mundo fantástico, demonstrando as funções que essa fantasia assume na vida do menino. O contexto social afetava a família de Zezé, mais especificamente, os adultos, que descarregavam suas frustrações e estresses no menino, através de surras e palavras pesadas, que o deixavam amargurado e o faziam amadurecer precocemente, tornando-se uma criança que entendia e sentia as dores dos adultos. Além disso, constatamos que os adultos não compreendiam que a infância é a fase das descobertas e, por isso, consideravam que boa parte do que Zezé fazia era travessuras, coisas de menino ruim e que deveriam ser corrigidas com a violência física.
Abstract: The present study has an interest in revealing how the imaginary of a child and reality can be closely related. The object of the study is My sweet orange tree, by José Mauro de Vasconcelos. Specifically concerned with Zeze's childhood, the study investigates the period marked by significant pain and loss, but also by a fantastic world created by Zeze’s own imagination, and from this viewpoint, it was based on the contributions of Held (1980) regarding the fantastic in childhood, the conceptions of Damazio (1994), which enabled this work to make considerations about childhood, as well as Brait’s (1985) studies, which contributed to a reflection on the character. In this context, the aim of this study is to analyse and demonstrate how Zeze’s reality affects the creation of a fantastic world, in order to understand the purpose of fantasy in the life of the boy. The social context affected Zeze’s family, more specifically the adults, who discharged their frustrations and anxieties in the boy through beatings and heavy words, which made him bitter and mature early. Zeze has consequently become a child able to understand and feel the pain of adults. In addition, the study found that the adults were not able to understand childhood as the stage of discoveries, for that reason they considered Zezé’s attitudes and action as disruption or mischievousness, and that such behaviour must be corrected by means of physical violence.
Keywords: Fantástico infantil
Diálogo entre o fantástico e o real
Literatura infanto-juvenil
Literatura brasileira - romance infanto juvenil
Romance infanto juvenil
José Mauro de Vasconcelos - crítica e interpretação
Violência física - crianças - tema literário
Crianças - violência - literatura
Fantastic childish
Dialogue between the fantastic and the real
Children's Literature
Brazilian Literature - Children's Novel
Young adult novel
José Mauro de Vasconcelos - criticism and interpretation
Physical violence - children - literary theme
Children - violence - literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28646
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANE MONTEIRO BARBOSA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfDayane Monteiro Barbosa - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2017537.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.