Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEANDRO, S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1BRANCO, José Mário da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDBRANCO, J. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, Aluska Silva.-
dc.contributor.referee1IDCARVALHO, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971744192174902pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho “A Poética Trovadoresca Desvalorizada Nos Livros Didáticos”, Investiga a presença ou ausência da poética trovadoresca nos livros didáticos do ensino médio.Para obtermos esses dados utilizamos cinco livros dos quais um é volume único, “Língua e Cultura”. Duas coleções de primeiro e segundo ano, coleção “Novas palavras”, e “Português Linguagens”. Realizamos um estudo analítico no intuito de mostrar a importância e a influência da poética trovadoresca na literatura brasileira. E, com o decorrer do tempo, ela vem sendo extinta. Neste trabalho destacamos os traços apresentados pelos autores dos livros didáticos sobre a poética trovadoresca. Assim, procuramos também mostrar como a poética trovadoresca deveria ser trabalhada nas aulas. Este Trabalho apresenta dois capítulos nos quais o primeiro apresenta características da poética trovadoresca do início do século XII, com as músicas, poemas de autores brasileiros que se influenciam pelo estilo da poética trovadoresca, e como o professor (a) pode trabalhar com os alunos essa importante intertextualidade do passado com o presente.O segundo capítulo destina-se há algumas sugestões para o professor (a) desenvolver na prática o interesse dos alunos para um estudo da poética trovadoresca em sala de aula. Assim justifica-se a escolha do tema, por reconhecer a importância da poética trovadoresca tendo em vista que há poucos estudos sobre o tema.Já os objetivos são o geral que é apresentar como os autores de livros didáticos abordam a poética trovadoresca. E o específico identificar a presença ou ausência da poética trovadoresca em livros didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleA poética trovadoresca desvalorizada nos livros didáticos.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis research “The Devaluation of poetic troubadour in textbooks" investigates if the poetic troubadour in school books of high school are present or absent. To obtain this data, we use five Books. The firstone, "Língua e Cultura".Then, two Collections of first and second year of high school. We use too the Collection "NovasPalavras" and finally, “PortuguêsLinguagens”. We conducted an analytical study intending to show the troubadour poetry's importance and influence in Brazilian literature and as has been extinguished.Finally, we highlight what the authors present the textbooks about the troubadour poetry.So, we try to also show how the troubadour poetry should be worked in classroom and how books should approach with greater emphasis this poetic as representative for the national culture.This work presents two chapters in which the first has troubadour poetic characteristics of the early twelfth century, with the songs, poems by Brazilian authors that influence the troubadour poetic style, and how the teacher (a) can work with students this important intertextuality of the past with the present.The second chapter is a few suggestions for the teacher (a) develop in practice the interest of students for a study of troubadour poetry in the classroom.Thus justified the choice of subject, recognizing the importance of poetic troubadour given that there are few studies on the subject.Already the objectives are the general who is present as the authors of textbooks address the troubadour poetry. And the specific identify the presence or absence of troubadour poetry in textbooks.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28648-
dc.date.accessioned2023-01-05T12:58:18Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-01-05T12:58:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPoética trovadorescapt_BR
dc.subjectTroubadour poetrypt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectLiterary analysispt_BR
dc.subjectDesvalorização da poéticapt_BR
dc.subjectDevaluation of poeticspt_BR
dc.subjectEnsino de literatura - poesiapt_BR
dc.subjectLiterature teaching - poetrypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEANDRO, Stella Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTroubadour poetry devalued in textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationLEANDRO, Stella Soares. A poética trovadoresca desvalorizada nos livros didáticos. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28648pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STELLA SOARES LEANDRO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfStella Soares Leandro - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016239.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.