Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNEGROMONTE, K. K. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931100714335297pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787353864767301pt_BR
dc.contributor.referee2BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.referee2IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478129683261997pt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento e a expansão da internet, a linguagem verbal vem ganhando novos contornos para veicular informações de natureza variada. No caso de conteúdos de língua portuguesa, as palavras unem-se aos gestos, às entoações e às imagens que no ambiente virtual têm uma forte potencialidade ao tratar diversos conteúdos gramaticais. Diante dessa nova realidade, as imagens ocupam um lugar central na divulgação e explicação de conteúdos exigidos para a realização de provas do ENEM. Sob esta ótica, esta pesquisa tem a seguinte questão norteadora: Que tipo de relação é possível estabelecer entre a utilização de imagens em blogs de Língua Portuguesa e a concepção de gramática? Para isso, temos como objetivo geral: analisar o funcionamento de imagens como mediadoras do ensino de conteúdos gramaticais de Língua Portuguesa; e, como, objetivos específicos visamos: 1) relacionar os tipos de imagens encontrados nos blogs com as concepções de gramática; 2) constatar a adequação do recurso digital sugerido como complementar ao ensino de gramática. A seleção das imagens foi realizada em quatro blogs recomendados para a divulgação de conteúdos úteis de aspectos gramaticais, no link, https://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-eblogs- de-gramatica-do-brasil/. Para a apreciação do corpus de análise, ancoramos nossas reflexões teóricas em dois eixos: (1) Multiletramentos e ambientes virtuais (Kleiman, 2008; Dionísio, 2005, 2013; Marcuschi, 2010; Miller, 2012; Xavier, 2002; Silva, 2013; Braga, 2010; dentre outros) e (2) Língua Portuguesa: concepções e conteúdos (Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Zabala, 2009; Braga, 2013; dentre outros). De base metodológica descritivo-qualiquantitativa, situada nos estudos netnográficos, tratamos os dados a partir de três critérios: espacial, funcional e de usabilidade. Com base nesse critério, as imagens foram denominadas como ilustrativas, complementares, fundamentais e desconexas que, em função da exposição de conteúdos gramaticais, evidenciaram relações de associação, de equivalência e de essencialidade, face à exposição do conteúdo a que estavam vinculadas. A correlação entre imagem e conteúdo sinalizou concepções gramaticais tais como a gramática indutiva, a de uso e a teórica e normativa. Dentre elas, a menos utilizada, é a que toma os conteúdos gramaticais a partir de um viés reflexivo. Assim, apesar de recursos facilitados pela tecnologia, muito ainda há para se explorar e conhecer sobre a adequação e funcionalidade do potencial educativo das imagens em blogs com fins de ensino e aprendizagem de conteúdos em Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleImagens e conteúdos gramaticais de língua portuguesa em blogs recomendados pelo ENEM.pt_BR
dc.date.issued2017-04-
dc.description.abstractWith the coming and expansion of the internet, the verbal Language has been gaining new contourns to place varied nature information. In the case of Portuguese contents, the words join to the gestures, to the intonation and to the pictures that on the verbal enviroment has a strong potencial, when it comes to gramatical contents. Faced This new reality, the imagens occupy a central place on the disclosure and explanion of the riquired contents to the ENEM. In this sense, the research has the following question: What kind of the relation it is possible to establish between the use of images on blogs in Portuguese and the conseption of grammar teaching? Concerning this investigation, we have as its main goal: To analyze the functioning of images as mediators of the teaching of grammatical contents of Portuguese Language; and for the specific ones we aim 1) to relate the types of images found in blogs with the conceptions of grammar; 2) To verify the appropriateness of the digital resource suggested as a complement to grammar teaching. The imagens selection was due from four blogs recomended to the disclosure of the gramatical useful aspects. (https://www.infoenem.com.br/os-10- melhores-sites-e-blogs-de-gramatica-do-brasil/). To apreciate the corpus analizes, we foccused our theorical reflections in two axis: (1) Multiliteracy and virtual enviroment (Kleiman, 2008; Dionísio, 2005, 2013; Marcuschi, 2010; Miller, 2012; Xavier, 2002; Silva, 2013; Braga, 2010; among others.) and (2) Langue Portuguese: Conceptions and contents (Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Zabala, 2009; Braga, 2013;, among others). The metodoligical discriptive-qualiquantitative base, sited on the netnographics studies, we treated the datas starting from three criteria: space, functional and usability. Based on this criteria, the images were named as ilustrative, complementary, fundamental and disconected; Due to the exposition of the gramatical contents, demonstrated relation of assossiation, equivalence and essentiality. The relation among imagem and contents signated gramatical Conceptions such as the inductive grammar, the one we use and the theorical and normative one. Among them, the less useful one is the one that takes grammar through a reflexive view. Although the resources provided, by tecnology, there are lots of things to explore and study about adequacy and functionality of images' educational potential in blogs of learning and teaching Portuguese contents.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28661-
dc.date.accessioned2023-01-05T18:06:14Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-01-05T18:06:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.subjectNational High School Examination - ENEMpt_BR
dc.subjectImagens em blogspt_BR
dc.subjectImages on blogspt_BR
dc.subjectGramática - blogspt_BR
dc.subjectGrammar - blogspt_BR
dc.subjectConteúdos gramaticais - blogspt_BR
dc.subjectGrammar content - blogspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - blogspt_BR
dc.subjectPortuguese language - blogspt_BR
dc.subjectEnsino de gramática - blogspt_BR
dc.subjectGrammar teaching - blogspt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectImagem como recurso multimodalpt_BR
dc.subjectImage as a multimodal resourcept_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectHypertextpt_BR
dc.subjectConcepções de língua e linguagempt_BR
dc.subjectConcepts of language and languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEGROMONTE, Katianny Késia Mendes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImages and grammatical content in Portuguese on blogs recommended by ENEM.pt_BR
dc.identifier.citationNEGROMONTE, Katianny Kesia Mendes. Imagens e conteúdos gramaticais de língua portuguesa em blogs recomendados pelo ENEM. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28661pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KATIANNY KÉSIA MENDES NEGROMONTE - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfKatianny Kesia Mendes Negromonte - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2017910.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.