Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Aluska Silva.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971744192174902pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, P. N.pt_BR
dc.description.resumoO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma realidade na vida de professores e alunos. Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade, passa a partir de 2009 a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior, passando assim por uma série de mudanças metodológicas e políticas. O texto que ora apresentamos tem como objeto de estudo as questões do ENEM que abordam o gênero literário poesia, contidas nas provas referentes aos anos de 2012 a 2016; e, a Matriz de Referência, documento norteador das questões apresentadas pelo exame. Intentamos analisar a abordagem da poesia nas referidas provas, a fim de verificar se essa abordagem possibilita a reflexão e criticidade do leitor literário de poesia. Nossa pesquisa é de natureza documental tendo como foco de análise as provas do ENEM de 2012 a 2016 e a Matriz de Referência para o referido exame. Apresentaremos, nesse estudo, como fundamentos teóricos, uma breve reflexão sobre a descrição teórica de conceitos de literatura e poesia, a partir dos autores: Coutinho (2008); Souza (2007); Bamberger (1986); Candido (2011), entre outros, bem como a reflexão de tais conceitos enquanto objetos de ensino. Em seguida, apresentaremos algumas possibilidades de abordagem da poesia em sala de aula, tendo em vista a necessidade de práticas metodológicas que auxiliem no processo formativo do leitor literário, fundamentados em Petit (2009); Pinheiro (2007); Silva (2013) entre outros. Por fim, analisaremos dez questões que abordam o gênero literário poesia, sendo duas questões referentes a cada edição do exame. Como resultado das análises, identificamos que, com base na teoria discutida e na Matriz de Referência do ENEM, as questões propostas de análise de poesia apresentam-se como um modelo eficiente em certa medida, pois como verificamos, apresenta questões contextualizadas que de fato possibilita ao aluno por em prática habilidades e competências leitoras de refletir, inferir, relacionar. Entretanto, constatamos também questões um tanto problemáticas, na qual utiliza o texto como pretexto para abordagem de outros conteúdos. Logo, as questões em sua maioria apresentam-se como possibilidades de reflexão e criticidade do leitor literário, mostrando-se assim como um instrumento que pode ser eficaz na abordagem da poesia no contexto de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Literaturapt_BR
dc.titleA poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) is a reality in the teachers and students lives. Created in 1998 with the objective of evaluating the performance of the students at the end of the high school, searching to contribute for the improvement in the quality of this educational level, it starts from 2009 on being utilized as a tool of selection to the ingression in the higher education, thus having a series of methodological an political changes. The text now presented has as it object of study the ENEM’s questions that approaches the literary genre poetry, contained in the tests referent to the years of 2012 to 2016; and, the Reference Matrix, the guiding document of the questions approached by the exam. We attempted to analyze the poetry’s approach in the referred tests, in order to verify if this approach enables the reflection and criticism of the poetry’s literary reader. Our research has a documentary behavior that focuses on analyzing the ENEM’s questions of the years 2012 to 2016 and the Reference Matrix to the current exam. We will introduce, in this paper, with theoretical foundations, a brief reflection about the theoretical description of literature and poetry, based on the authors: Coutinho (2008); Souza (2007); Bamberger (1986); Candido (2011), among others, as well as a reflection about such concepts while object of teaching. Next, we will present some possibilities of approaching the poetry in the classroom, taking in consideration the necessity of methodological practice to assist the formative process of the literary reader substantiated in Petit (2009); Pinheiro (2007); Silva (2013) among others. Finally, we will analyze ten questions that cover the literary genre poetry, two of them being referred to each edition of the exam. As a result of the analysis, we identified that, based on the discussed theory and the ENEM’s Reference Matrix; the proposed questions of poetry’s analysis are presented as an efficient model in a certain way, as we verified, it presents contextualized questions that enables the students to put in practice the reading skills and competence to reflect, infer and relate. However, we also noticed some problematic questions, in which the text is utilized as a pretext to the approach of other contents. Then, mostly of the questions are presented as possibilities of reflection and criticism from the literary reader, revealing themselves as efficient tools to approaching the poetry on the educational context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668-
dc.date.accessioned2023-01-05T19:47:22Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-01-05T19:47:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.subjectPoesia no ENEMpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura no ENEMpt_BR
dc.subjectFormação de leitores literáriospt_BR
dc.subjectProvas do ENEM - poesiapt_BR
dc.subjectLeitores literários - formaçãopt_BR
dc.subjectNational High School Examination - ENEMpt_BR
dc.subjectPoetry in ENEMpt_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.subjectLiterature and teachingpt_BR
dc.subjectLiterature at ENEMpt_BR
dc.subjectTraining of literary readerspt_BR
dc.subjectENEM exams - poetrypt_BR
dc.subjectLiterary readers - trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Sabrina Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePoetry in ENEM: reflections and perspectives for the formation of the literary reader.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Sabrina Silva. A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SABRINA SILVA FERREIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfSabrina Silva Ferreira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20171.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.