Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSABINO, R. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3712611802666241pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, T. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2099125288463182pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
dc.contributor.referee2SILVA, Francielle Suenia da.
dc.description.resumoEsta pesquisa é resultado dos estudos realizado na escola pública estadual de ensino fundamental e médio José Bronzeado Sobrinho no município de Remígio – PB, a partir dos contos ―Quantos filhos Natalina teve?‖ e ―Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos‖ da obra Olhos d`agua da escritora mineira e contemporânea Conceição Evaristo. Este estudo tem como fim intervir e atenuar nas lacunas existente no ensino de literatura na educação básica, além de verificar a recepção e reflexão dos alunos, obtendo enfoque nas diversas temáticas do século XXI e na construção do sujeito afrobrasileiro/negro no âmbito escolar. Acreditamos que o estudo em foco seja relevante, pois apresenta possibilidades para trabalhar a literatura afrobrasileira, constituindo, ferramentas fundamentais para a formação educacional brasileira, a partir dos estudos étnicos, sociais e culturais. Como pressupostos teóricos, utilizamos os estudiosos Eduardo de Assis Duarte (2011) e Luíza Lobo (1998), que contribuem para os estudos literatura negra/afrobrasileira. E os conceitos de literatura contemporânea e ou na sala de aula de Alfredo Bosi (1974) e Regina Dalcastagné (2007). Utilizamos, ainda, para metodologia, as concepções de Jauss (1994) a respeito da Estética da recepção e os método recepcionais de Bordini & Aguiar (1988), além dos princípios básicos para sequência didática básica de Cosson (2014). Esta investigação conclui que o ensino de literatura afrobrasileira/ negra é relevante e indispensável tanto quanto o ensino de língua, na formação do leitor. Para além disso, a educação brasileira necessita, prementemente, fazer uma avaliação a respeito do ensino de literatura afrobrasileira no âmbito escolar, bem como considerar novos caminhos que visibilizem pedagogicamente a questão racial no contexto social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Literaturapt_BR
dc.titleOlhos D’água de Conceição Evaristo na sala de aula: uma experiência de ensino com os contos “Quantos filhos Natalina teve?” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”.pt_BR
dc.date.issued2017-09-06
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671
dc.date.accessioned2023-01-05T19:58:15Z
dc.date.available2023-01-05
dc.date.available2023-01-05T19:58:15Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConceição Evaristo - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileira na sala de aulapt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de literatura - contospt_BR
dc.subjectContos afro-brasileirospt_BR
dc.subjectEscola Estadual José Bronzeado Sobrinho - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectLiteratura mineira - contospt_BR
dc.subjectEducação básica - contospt_BR
dc.subjectLiteratura negrapt_BR
dc.subjectAutoria feminina negra - contospt_BR
dc.subjectConceição Evaristo - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Literature in the Classroompt_BR
dc.subjectContemporary literaturept_BR
dc.subjectReception aestheticspt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectLiterature teaching - short storiespt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Talespt_BR
dc.subjectJosé Bronzeado Sobrinho State School - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectMinas Gerais literature - short storiespt_BR
dc.subjectBasic education - short storiespt_BR
dc.subjectBlack literaturept_BR
dc.subjectBlack female authorship - short storiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSABINO, Raneide Barbosa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOlhos D’água by Conceição Evaristo in the classroom: a teaching experience with the short stories “How many children did Natalina have?” and “Zaíta forgot to put away the toys”.pt_BR
dc.identifier.citationSABINO, Raneide Barbosa. Olhos D’água de Conceição Evaristo na sala de aula: uma experiência de ensino com os contos “Quantos filhos Natalina teve?” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RANEIDE BARBOSA SABINO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfRaneide Barbosa Sabino - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2017.771.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.