Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672
Title: Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental.
Other Titles: PIBID contributions: reading and writing practices in Portuguese language classes in the final years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: FRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Márcia Candeia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENESES, Roberta Andrade.
Keywords: Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID;National Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID;Práticas de leitura e escrita - PIBID;Reading and writing practices - PIBID;Aulas de língua portuguesa;Portuguese language classes;Ensino fundamental - língua portuguesa;Elementary education - Portuguese language;Leitura e escrita;Reading and writing;Letramento escolar;School literacy;Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCNLP;Portuguese Language National Curriculum Parameters - PCNLP;Iniciação à docência;Introduction to teaching
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa. Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, nas ações de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa, particularmente, da leitura e da escrita de alunos dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas públicas da cidade Campina Grande, estado da paraíba. Para tanto, elege os seguintes objetivos: 1) Descrever as práticas de leitura e escrita realizadas por professores e alunos envolvidos no PIBID e 2. Identificar as contribuições do PIBID na execução de práticas de leitura e escrita em aulas de Língua Portuguesa para o ensino fundamental anos finais. Para alcançar os objetivos propostos ancora-se teórica e metodologicamente em Kleiman (1995; 2005, 2007), Rojo (2000; 2001), Oliveira (2011), Geraldi (2013), entre outras contribuições que ampliarão concebe por letramento, letramento escolar e como documentos oficias da educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, PCNLP, (1998) concebem o ensino de Língua Portuguesa (LP) a partir da perspectiva do letramento. Metodologicamente, a pesquisa enquadra-se como quanti e qualitativa, e conta com a interpretação de dados gerados a partir da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A partir dele, reconheceu-se modos de ler, de escrever e de interagir em aulas de língua portuguesa antes e depois da atuação dos bolsistas do programa nas escolas participantes. Nas considerações finais verifica-se o reconhecimento, mesmo que discreto, de diferentes gêneros textuais introduzidos pelos bolsistas do PIBIDLetras/ UFCG, assim como maiores possibilidades de interação professor e aluno em sala de aula. Outros aspectos relativos ao próprio modo de ler ficam imprecisos nas declarações dos alunos, o que não necessariamente revela que não houve mudança, mas que os alunos também têm pouca prática de avaliação do trabalho docente.
Keywords: Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
National Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID
Práticas de leitura e escrita - PIBID
Reading and writing practices - PIBID
Aulas de língua portuguesa
Portuguese language classes
Ensino fundamental - língua portuguesa
Elementary education - Portuguese language
Leitura e escrita
Reading and writing
Letramento escolar
School literacy
Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCNLP
Portuguese Language National Curriculum Parameters - PCNLP
Iniciação à docência
Introduction to teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANNA ISSA ARRUDA PESSOA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfTatianna Issa Arruda Pessoa França - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2017463.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.