Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFRANÇA, T. I. A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4690153023935714pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787353864767301pt_BR
dc.contributor.referee1MENESES, Roberta Andrade.-
dc.contributor.referee1IDMENESES, R. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4651746102502504pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, nas ações de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa, particularmente, da leitura e da escrita de alunos dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas públicas da cidade Campina Grande, estado da paraíba. Para tanto, elege os seguintes objetivos: 1) Descrever as práticas de leitura e escrita realizadas por professores e alunos envolvidos no PIBID e 2. Identificar as contribuições do PIBID na execução de práticas de leitura e escrita em aulas de Língua Portuguesa para o ensino fundamental anos finais. Para alcançar os objetivos propostos ancora-se teórica e metodologicamente em Kleiman (1995; 2005, 2007), Rojo (2000; 2001), Oliveira (2011), Geraldi (2013), entre outras contribuições que ampliarão concebe por letramento, letramento escolar e como documentos oficias da educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, PCNLP, (1998) concebem o ensino de Língua Portuguesa (LP) a partir da perspectiva do letramento. Metodologicamente, a pesquisa enquadra-se como quanti e qualitativa, e conta com a interpretação de dados gerados a partir da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A partir dele, reconheceu-se modos de ler, de escrever e de interagir em aulas de língua portuguesa antes e depois da atuação dos bolsistas do programa nas escolas participantes. Nas considerações finais verifica-se o reconhecimento, mesmo que discreto, de diferentes gêneros textuais introduzidos pelos bolsistas do PIBIDLetras/ UFCG, assim como maiores possibilidades de interação professor e aluno em sala de aula. Outros aspectos relativos ao próprio modo de ler ficam imprecisos nas declarações dos alunos, o que não necessariamente revela que não houve mudança, mas que os alunos também têm pouca prática de avaliação do trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística Educaçãopt_BR
dc.titleContribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672-
dc.date.accessioned2023-01-05T20:04:37Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-01-05T20:04:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectNational Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBIDpt_BR
dc.subjectPráticas de leitura e escrita - PIBIDpt_BR
dc.subjectReading and writing practices - PIBIDpt_BR
dc.subjectAulas de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese language classespt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - língua portuguesapt_BR
dc.subjectElementary education - Portuguese languagept_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectLetramento escolarpt_BR
dc.subjectSchool literacypt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCNLPpt_BR
dc.subjectPortuguese Language National Curriculum Parameters - PCNLPpt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectIntroduction to teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePIBID contributions: reading and writing practices in Portuguese language classes in the final years of elementary school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationFRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa. Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANNA ISSA ARRUDA PESSOA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfTatianna Issa Arruda Pessoa França - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2017463.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.