Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, E. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841096432332421pt_BR
dc.contributor.advisor1FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.advisor1IDFLORENCIO, J. H. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595713317541324pt_BR
dc.contributor.advisor-co1RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.advisor-co1IDRÉGIS, L. D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566168425348622pt_BR
dc.contributor.referee1GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo.
dc.contributor.referee2SILVA, Jorge Luís Lira da.
dc.contributor.referee3BAZARIM, Milene.
dc.description.resumoO incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.pt_BR
dc.date.issued2018-03-22
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
dc.date.accessioned2023-01-06T11:24:11Z
dc.date.available2023-01-06
dc.date.available2023-01-06T11:24:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOlimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuropt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectConcepções de gramáticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectPrática de escrita - escolaspt_BR
dc.subjectEnsino de gramática - aula de língua portuguesapt_BR
dc.subjectGramática e ensinopt_BR
dc.subjectGramática internalizadapt_BR
dc.subjectGramática descritivapt_BR
dc.subjectCaderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese Language Olympiad Writing the Futurept_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectGrammar conceptspt_BR
dc.subjectCoursewarept_BR
dc.subjectWriting practice - schoolspt_BR
dc.subjectGrammar teaching - Portuguese language classpt_BR
dc.subjectGrammar and teachingpt_BR
dc.subjectInternalized grammarpt_BR
dc.subjectDescriptive grammarpt_BR
dc.subjectPontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Evanielle Freire.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANIELLE FREIRE LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfEvanielle Freire Lima - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018.619.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.