Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
Title: O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Other Titles: The work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Evanielle Freire.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FLORENCIO, José Herbertt Neves.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: RÉGIS, Laura Dourado Loula.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Jorge Luís Lira da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BAZARIM, Milene.
Keywords: Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro;Análise linguística;Concepções de gramática;Material didático;Prática de escrita - escolas;Ensino de gramática - aula de língua portuguesa;Gramática e ensino;Gramática internalizada;Gramática descritiva;Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa;Portuguese Language Olympiad Writing the Future;Linguistic analysis;Grammar concepts;Courseware;Writing practice - schools;Grammar teaching - Portuguese language class;Grammar and teaching;Internalized grammar;Descriptive grammar;Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics
Issue Date: 22-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
???metadata.dc.description.resumo???: O incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora.
Keywords: Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Análise linguística
Concepções de gramática
Material didático
Prática de escrita - escolas
Ensino de gramática - aula de língua portuguesa
Gramática e ensino
Gramática internalizada
Gramática descritiva
Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa
Portuguese Language Olympiad Writing the Future
Linguistic analysis
Grammar concepts
Courseware
Writing practice - schools
Grammar teaching - Portuguese language class
Grammar and teaching
Internalized grammar
Descriptive grammar
Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANIELLE FREIRE LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfEvanielle Freire Lima - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018.619.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.