Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Márcia Tavares.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. T.pt_BR
dc.contributor.referee1PATRIOTA, Luciene Maria.-
dc.contributor.referee1IDPATRIOTA, L. M.pt_BR
dc.description.resumoAs relações entre o texto literário e educação são históricas e conflituosas. O uso do texto literário como pretexto para o ensino gramatical ou de valores e normas de comportamento são alguns dos desdobramentos da literatura no ambiente escolar. Diante desse cenário, as pesquisas envolvendo a abordagem da literatura na escola têm afirmado a necessidade de se formar leitores capazes de se apropriarem da dimensão estética da literatura, privilegiando a fruição, e ampliarem suas habilidades de leitura (COSSON, 2014). Entende-se que o ensino da literatura na escola deve contribuir com a formação de um leitor autônomo. Na contramão de abordagens que assumem fins prioritariamente didatizantes, e em busca de alternativas que sistematizem as práticas de leitura e auxiliem a formação de leitores estratégicos, este trabalho tem como objetivo geral analisar uma experiência de leitura com a obra O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg (2007), mediada pelo uso das estratégias de compreensão leitora (GIROTTO e SOUZA, 2010) desenvolvida em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, numa escola particular do agreste pernambucano. A abordagem teve por base as etapas da oficina de leitura proposta por Girotto e Souza (2010) que são: aula introdutória, prática guiada e leitura independente. Em um primeiro momento, montamos uma antologia reunindo todos os contos tradicionais que a obra revisita, para que os alunos realizassem sua leitura; em seguida, selecionamos as estratégias conexão texto-texto e conhecimento de mundo e realizamos a leitura da obra. Primeiro, assumimos o papel de modelo para mediar a leitura por meio das estratégias, depois, possibilitamos que o aluno tivesse mais autonomia diante do texto, fazendoo protagonizar a leitura, e, por fim, solicitamos um produto final para que o leitor pudesse atuar de forma independente, fazendo uso da estratégia aprendida para auxiliar a leitura. Essa última etapa possibilita que o professor verifique em que medida os alunos se apropriaram dos mecanismos ensinados para construir os sentidos do texto. Assim, o produto final da experiência em questão constitui o corpus do nosso trabalho e para analisá-lo, estabelecemos, especificamente, os seguintes objetivos: a) verificar a relevância da conexão texto-texto para a construção das marcas textuais que permanecem do reconto ou das versões tradicionais nas produções dos alunos; e b) investigar a recriação e/ou introdução de elementos novos nas produções dos alunos, comparando dados das versões originais e do reconto. Compreendemos que a formação de um leitor proficiente e faz a partir da construção de um repertório significativo de referências de obras e autores por meio da diversidade de gêneros e da valorização das experiências leitoras. Nesse sentido, além de priorizar a leitura do texto literário na escola, deve-se reconhecer os pares de leitores e estabelecer o lugar da mediação para o leitor/professor e o espaço da autonomia para o leitor/aluno. A estratégia de conexão se mostrou produtiva porque exigiu que o aluno se voltasse para a materialidade linguística dos textos lidos e porque estimulou a ativação de diferentes estratégias para atribuir sentido a atividade de leitura desempenhada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleO carteiro chegou!!! Estratégias de conexão e leitura literária.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28678-
dc.date.accessioned2023-01-06T12:16:45Z-
dc.date.available2023-01-06-
dc.date.available2023-01-06T12:16:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de literatura - escolapt_BR
dc.subjectObra O Carteiro Chegoupt_BR
dc.subjectJanet e Allan Ahlberg - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectContos de fadapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - contos de fadaspt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.subjectLiterature teaching - schoolpt_BR
dc.subjectArtwork The Postman Has Arrivedpt_BR
dc.subjectJanet and Allan Ahlberg - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectFairy talespt_BR
dc.subjectBrazilian Literature - Fairy Talespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ana Karla da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe postman has arrived!!! Connection strategies and literary reading.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Karla da Silva. O carteiro chegou!!! Estratégias de conexão e leitura literária. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28678pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA KARLA DA SILVA OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfAna Karla da Silva Oliveira - MON. LIC. LÍíngua Portuguesa CH 2018864.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.