Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681
Title: Articulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuais
Other Titles: Articulation between writing and linguistic analysis in teacher training activities: a case study in an extension course on teaching textual genres
???metadata.dc.creator???: GUIMARÃES, Gabrielle Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BAZARIM, Milene.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FLORÊNCIO, José Hebertt Neves.
Keywords: Escrita e análise linguística - articulação;Análise linguística e escrita - articulação;Formação docente;Estudo de caso;Curso de extensão universitária;Didatização de gêneros textuais - curso de extensão universitária;Extensão universitária - didatização de gêneros textuais;Formação continuada;Writing and linguistic analysis - articulation;Linguistic analysis and writing - articulation;Teacher training;Case study;University extension course;Didactics of textual genres - university extension course;University extension - teaching of textual genres;Continuing education
Issue Date: 19-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUIMARÃES, Gabrielle Dantas. Articulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuais 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação que analisou como os professores do curso de extensão “Didatização de gêneros textuais: articulação entre escrita e análise linguística” compreenderam e realizaram a articulação entre os saberes sobre análise linguística e escrita nas atividades. Esse curso de extensão aconteceu em 2017 através de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Unidade Acadêmica de Letras (UAL) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX) – e Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (SEDUC). Esta é uma pesquisa realizada no campo de estudos da Linguística Aplicada, a qual, no que diz respeito à metodologia geral, pode ser classificada como uma pesquisa qualitativa, na qual os registros foram gerados em um contexto de pesquisa participante. Para análise do corpus, composto por 23 documentos, foram utilizados procedimentos do estudo de caso. Tais análises foram fundamentadas, principalmente, pela concepção de análise linguística (AL) de Bezerra, Reinaldo (2013) e Aparício (2006). Os resultados mostram que além dos três níveis AL (1 – sequencial-composicional; 2 – de textualização; 3 – enunciativo), nas atividades há ocorrências que apontam também para o nível convencional/normativo. Tendo em vista que essas ocorrências, geralmente, se dão em uma mesma atividade, a tendência conciliadora é a que prevalece. Em relação aos possíveis efeitos do curso na formação continuada de professores de LP, foi possível verificar que as cursistas reconheceram os efeitos positivos da extensão para a reconfiguração de sua prática docente, no entanto, apontaram também a necessidade de uma abordagem mais aprofundada da AL. Esses resultados são relevantes, pois indicam caminhos que podem ser seguidos no processo de formação continuada através de cursos de extensão.
Keywords: Escrita e análise linguística - articulação
Análise linguística e escrita - articulação
Formação docente
Estudo de caso
Curso de extensão universitária
Didatização de gêneros textuais - curso de extensão universitária
Extensão universitária - didatização de gêneros textuais
Formação continuada
Writing and linguistic analysis - articulation
Linguistic analysis and writing - articulation
Teacher training
Case study
University extension course
Didactics of textual genres - university extension course
University extension - teaching of textual genres
Continuing education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELLE DANTAS GUIMARÃES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfGabrielle Dantas Guimarães - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20182.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.