Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGUIMARÃES, G. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3222440642246403pt_BR
dc.contributor.advisor1BAZARIM, Milene.-
dc.contributor.advisor1IDBAZARIM, M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086283095204422pt_BR
dc.contributor.referee1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.referee1IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.referee2FLORÊNCIO, José Hebertt Neves.-
dc.contributor.referee2IDFLORÊNCIO, J. H. N.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação que analisou como os professores do curso de extensão “Didatização de gêneros textuais: articulação entre escrita e análise linguística” compreenderam e realizaram a articulação entre os saberes sobre análise linguística e escrita nas atividades. Esse curso de extensão aconteceu em 2017 através de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Unidade Acadêmica de Letras (UAL) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX) – e Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (SEDUC). Esta é uma pesquisa realizada no campo de estudos da Linguística Aplicada, a qual, no que diz respeito à metodologia geral, pode ser classificada como uma pesquisa qualitativa, na qual os registros foram gerados em um contexto de pesquisa participante. Para análise do corpus, composto por 23 documentos, foram utilizados procedimentos do estudo de caso. Tais análises foram fundamentadas, principalmente, pela concepção de análise linguística (AL) de Bezerra, Reinaldo (2013) e Aparício (2006). Os resultados mostram que além dos três níveis AL (1 – sequencial-composicional; 2 – de textualização; 3 – enunciativo), nas atividades há ocorrências que apontam também para o nível convencional/normativo. Tendo em vista que essas ocorrências, geralmente, se dão em uma mesma atividade, a tendência conciliadora é a que prevalece. Em relação aos possíveis efeitos do curso na formação continuada de professores de LP, foi possível verificar que as cursistas reconheceram os efeitos positivos da extensão para a reconfiguração de sua prática docente, no entanto, apontaram também a necessidade de uma abordagem mais aprofundada da AL. Esses resultados são relevantes, pois indicam caminhos que podem ser seguidos no processo de formação continuada através de cursos de extensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleArticulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuaispt_BR
dc.date.issued2018-12-19-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681-
dc.date.accessioned2023-01-06T12:47:12Z-
dc.date.available2023-01-06-
dc.date.available2023-01-06T12:47:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscrita e análise linguística - articulaçãopt_BR
dc.subjectAnálise linguística e escrita - articulaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectCurso de extensão universitáriapt_BR
dc.subjectDidatização de gêneros textuais - curso de extensão universitáriapt_BR
dc.subjectExtensão universitária - didatização de gêneros textuaispt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectWriting and linguistic analysis - articulationpt_BR
dc.subjectLinguistic analysis and writing - articulationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectUniversity extension coursept_BR
dc.subjectDidactics of textual genres - university extension coursept_BR
dc.subjectUniversity extension - teaching of textual genrespt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUIMARÃES, Gabrielle Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArticulation between writing and linguistic analysis in teacher training activities: a case study in an extension course on teaching textual genrespt_BR
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Gabrielle Dantas. Articulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuais 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELLE DANTAS GUIMARÃES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfGabrielle Dantas Guimarães - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20182.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.