Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBIZÊRRA, R. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027089401828835pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Washington Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286804892761462pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.referee1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia se inscreve no campo teórico da Análise de Discurso pecheutiana, investigando o jogo imaginário da relação dos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem no discurso de gramáticas e manuais de ensino de língua portuguesa no 1º e 2º período de gramatização brasileira (1880 a 1930). Objetivamos, de modo geral, analisar o jogo imaginário no discurso de gramáticas do 1º e 2º período de gramatização brasileira para compreender os efeitos de sentido produzidos. De modo mais específico foi nosso intento: a) compreender, através dos modos de enunciação de gramáticas e manuais de português, quais imagens são produzidas para o professor e para o aluno; b) discutir, a partir desse jogo de imagens, a relação dos sujeitos (professor e aluno) com o objeto de ensino e aprendizagem (língua portuguesa). O corpus da pesquisa foi constituído por um conjunto de gramáticas e manuais de português de quatro autores, divididos em dois grupos: do 1º período de gramatização, tem-se a Grammatica Portugueza Curso Medio e a Grammatica Portugueza Curso Elementar, de João Ribeiro, e Lições de Portuguez e Chave da Lingua, de Othoniel Motta. Já do 2º período, a Grammatica Secundaria da Lingua Portugueza e a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Said Ali, e os manuais O Idioma Nacional, volume II e volume I, de Antenor Nascentes. Foi analisado o corpo das obras selecionadas, observando a constituição das imagens dos sujeitos, bem como, os movimentos de interpretação em cada período. Dentre os pressupostos teóricos, destacamos Auroux (1992), Guimarães (1996), Orlandi (2009), Leite (2007), GIACOMELLI (2007), que possibilitaram uma reflexão sobre conceitos relacionados aos instrumentos linguísticos e didáticos; Orlandi (1999) e Pêcheux (2010), que viabilizaram o entendimento de conceitos da análise de discurso de orientação francesa e brasileira; Casto (1995) e Scótolo (2010), que possibilitaram a investigação sobre o discurso pedagógico; Pêcheux (2010), Osakabe (1979), Cardoso (2005) e Orlandi (1998, 1983), que embasaram o estudo sore as formações imaginárias. A partir da análise, verificamos que o discurso dos instrumentos linguísticos e didáticos, no período analisado, se constitui de filiações discursivas prescritivas e pedagógicas que se davam em meio a um momento histórico de afirmação da identidade linguística do brasileiro. Também foi verificado que o jogo imaginário dos sujeitos oscilava entre uma imagem do gramático como cientista da linguagem e, em alguns momentos, ocupando a posição de professor; entre o professor como possuidor do saber linguístico e o professor apagado no processo de ensino-aprendizagem; entre o aluno apenas como um receptáculo do conhecimento e o aluno capaz de contribuir com o aprendizado da língua através da interação em sala. Considerando seus resultados, a pesquisa contribui para uma melhor compreensão do jogo imaginário dos sujeitos no discurso sobre a língua e seu ensino no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO jogo imaginário da representação dos sujeitos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em gramáticas e manuais do 1º e 2º período de gramatização brasileira (1880-1930).pt_BR
dc.date.issued2018-12-21-
dc.description.abstractThis monograph is inserted in the theoretical field of Pecheutean Discourse Analysis, investigating the imaginary game of the relationship of the subjects of the teaching-learning process in the discourse of grammar and manuals of teaching of Portuguese language in the 1st and 2nd period of Brazilian grammatization (1880 to 1930). We aim, in general, to analyze the imaginary game in the grammar discourse of the 1st and 2nd period of Brazilian grammar to understand the sense effects produced. More specifically, it was our intention to: a) understand, through the modes of enunciation of grammars and Portuguese manuals, which images are produced for the teacher and for the student; b) discuss, from this game of images, the relationship of the subjects (teacher and student) to the object of teaching and learning (Portuguese language). The corpus of the research consisted of a set of grammars and Portuguese manuals of four authors, divided into two groups: from the first grammatical period, Grammatica Portugueza Curso Medio and Grammatica Portugueza Curso Elementar, by João Ribeiro, and Lições de Portuguez and Chave da Lingua, by Othoniel Motta. Already from the second period, Grammatica Secundaria da Lingua Portugueza and Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, by Said Ali, and the manuals O Idioma Nacional, volume II and volume I, by Antenor Nascentes. It was analyzed the body of the selected works, observing the constitution of the images of the subjects, as well as the movements of interpretation in each period. Among the theoretical assumptions, we highlight Auroux (1992), Guimarães (1996), Orlandi (2009), Leite (2007), GIACOMELLI (2007), which enabled a reflection on concepts related to linguistic and didactic instruments; Orlandi (1999) and Pêcheux (2010), who made possible the understanding of French and Brazilian discourse analysis concepts; Castro (1995) and Scótolo (2010), that made possible the investigation on the pedagogical discourse; Pêcheux (2010), Osakabe (1979), Cardoso (2005) and Orlandi (1998, 1983), who based the study on imaginary formations. From the analysis, we verified that the discourse of the linguistic and didactic instruments, in the analyzed period, is constituted of prescriptive and pedagogical discursive affiliations that occurred in the middle of a historical moment of affirmation of the linguistic identity of the Brazilian. It was also verified that the imaginary game of the subjects oscillated between an image of the grammarian as scientist of the language and, at times, occupying the position of teacher between the teacher as possessor of linguistic knowledge and the teacher erased in the teaching-learning process; between the student only as a receptacle of knowledge and the student capable of contributing to language learning through classroom interaction. Considering their results, the research contributes to a better understanding of the imaginary game of the subjects in the discourse on the language and its teaching in Brazil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28688-
dc.date.accessioned2023-01-06T18:27:54Z-
dc.date.available2023-01-06-
dc.date.available2023-01-06T18:27:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogo imaginário - relação dos sujeitospt_BR
dc.subjectDiscurso de gramáticas e manuais - língua portuguesapt_BR
dc.subjectGramatizaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discurso pecheutianapt_BR
dc.subjectAnálise do discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógico - saber linguísticopt_BR
dc.subjectImaginary game - subject relationshippt_BR
dc.subjectDiscourse of grammars and manuals - Portuguese languagept_BR
dc.subjectGrammatizationpt_BR
dc.subjectPecheutian discourse analysispt_BR
dc.subjectFrench line speech analysispt_BR
dc.subjectPedagogical discourse - linguistic knowledgept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBIZÊRRA, Renata do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe imaginary game of representation of Portuguese language teaching-learning subjects in grammars and manuals of the 1st and 2nd period of Brazilian grammar (1880-1930).pt_BR
dc.identifier.citationBIZÊRRA, Renata do Nascimento. O jogo imaginário da representação dos sujeitos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em gramáticas e manuais do 1º e 2º período de gramatização brasileira (1880-1930). 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28688pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA DO NASCIMENTO BIZÊRRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfRenata do Nascimento Bizêrra - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018600.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.