Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28690
Title: Constituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental.
Other Titles: Discursive constitution of teaching-learning subjects in reading classes in the final years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Ana Cristina Guedes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Washington Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER, Manassés Morais.
Keywords: Aulas de leitura;Reading classes;Ensino fundamental - leitura;Elementary school - reading;Sujeitos do ensino-aprendizagem;Subjects of teaching-learning;Discurso de sala de aula;Classroom speech;Saberes;Knowledge;Sentidos;Senses;Análise do discurso pecheutiana;Pecheutian discourse analysis;Análise do discurso de linha francesa;French line speech analysis;Boqueirão - PB - escola pública municipal;Boqueirão - PB - municipal public school
Issue Date: 16-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Ana Cristina Guedes de. Constituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28690
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa trata-se de uma investigação do discurso de sala de aula, a qual problematiza a constituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental. Com isso, se tinha por objetivo analisar como os sujeitos do ensino constroem discursivamente sua/s posição/ões em aulas de leitura, considerando a relação entre o Discurso de sala de aula (DSA) e seu interdiscurso e quais saberes/sentidos são mobilizados com esta finalidade. Para isso, escolhemos como base analítica a Análise de Discurso (AD) de base pecheutiana que aborda as práticas de linguagem a partir de sua discursividade, apoiando-nos em referenciais teóricos como Orlandi (1987, 1992, 2012, 2015) e Pêcheux (1969, 2014), além de, alguns outros como Castro (1995), Cauduro (2007), Eckert-Hoff (2008), Foucault (2008), Scótolo (2010), Sousa (2002) e Tardif (2012). Nosso corpus é constituído de gravações e transcrições de algumas aulas de leituras acontecidas numa turma de oitavo ano (24 alunos) de uma escola pública municipal da cidade de Boqueirão/PB. Como procedimento analítico, foi observada à relação discursiva do sujeito professor com sua memória (interdiscurso/FDs) e de como se relaciona com os saberes e discursos. Com o sujeito aluno a análise se sucedeu do mesmo modo. Em ambos, foram consideradas as relações aluno/professor e aluno/aluno. Os recortes dos discursos do sujeito professora e dos sujeitos alunos foram analisados de acordo com as seguintes categorias: identificação, contraidentificação e desidentificação. Essa categorização permitiu, assim, identificar os movimentos discursivos de constituição das posições dos sujeitos escolares na situação recortada, constando a heterogeneidade desses movimentos, tanto no discurso do sujeito professora, dos sujeitos alunos individualmente e na relação entre si. Assim feito, constatamos que tanto o sujeito professor quanto os sujeitos alunos podem identificar-se com discursos outros que circulam na formação discursiva escolar, saberes que não são necessariamente homogêneos, e mobilizá-los como em um movimento de identificação, contraidentificação ou desidentificação discursiva na construção de sua/s posição/ões em aulas de leitura. Sendo essa a contribuição de nosso estudo: compreender sobre o processo de construção ou reformulação dos saberes/sentidos durante o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present research is about an investigation of classroom discourse, which questions the discursive constitution of teaching-learning individuals in reading classes of elementary school final years. This way, the aim was analyzing how teaching individuals discursively construct their position (s) in reading classes, considering the relation between the classroom discourse (DSA) and its inter discourse, and which knowledge-meanings are engaged with this purpose. In order to do so, we chose as analytic basis the Discourse Analysis (DA) from Pecheutian basis who focus on language practice based on its discursivity, relying on theoretical references as Orlandi (1987, 1992, 2012, 2015) and Pecheux (1969, 2014), besides some others like Castro (1995), Canduro (2007), EckertHoff (2008), Focault (2008), Scótolo (2010), Sousa (2002) and Tardif (2012). Our corpus is constituted of recordings and transcripts of reading classes happened in eighth-grade class (24 students) from a public school in the city of Boqueirão-PB. As an analytical procedure, was observed the teacher’s discursive relation with his memory (interdiscourse-FDs) and how relates with knowledge and discourses. With the student, the analysis succeeds in the same way. In both, were considered student-teacher and student-student relations, the clippings of teacher discourse and students were analyzed according to the following categories: identification, counter identification, and disidentification. This categorization allowed us to identify discursive movements of the constitution of individuals school position in the cutout situation, proving the heterogeneity of these movements, in teacher discourse, students itself and the relation between them. Thus, we determined that both teacher and students can identify themselves with other discourses that circulate in school discourse formation, knowledge that is not necessarily homogeneous and mobilize them as in a movement of identification, counter identification or discursive disidentification, in the construction of their position (s) in reading classes. This is the contribution of our study: to understand about the construction process of reformulation of knowledge-meanings during the teaching-learning process.
Keywords: Aulas de leitura
Reading classes
Ensino fundamental - leitura
Elementary school - reading
Sujeitos do ensino-aprendizagem
Subjects of teaching-learning
Discurso de sala de aula
Classroom speech
Saberes
Knowledge
Sentidos
Senses
Análise do discurso pecheutiana
Pecheutian discourse analysis
Análise do discurso de linha francesa
French line speech analysis
Boqueirão - PB - escola pública municipal
Boqueirão - PB - municipal public school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28690
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CRISTINA GUEDES DE ARAÚJO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2019.pdfAna Cristina Guedes de Araújo - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20196.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.