Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, A. C. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5832804487693504pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Washington Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286804892761462pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.referee1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa trata-se de uma investigação do discurso de sala de aula, a qual problematiza a constituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental. Com isso, se tinha por objetivo analisar como os sujeitos do ensino constroem discursivamente sua/s posição/ões em aulas de leitura, considerando a relação entre o Discurso de sala de aula (DSA) e seu interdiscurso e quais saberes/sentidos são mobilizados com esta finalidade. Para isso, escolhemos como base analítica a Análise de Discurso (AD) de base pecheutiana que aborda as práticas de linguagem a partir de sua discursividade, apoiando-nos em referenciais teóricos como Orlandi (1987, 1992, 2012, 2015) e Pêcheux (1969, 2014), além de, alguns outros como Castro (1995), Cauduro (2007), Eckert-Hoff (2008), Foucault (2008), Scótolo (2010), Sousa (2002) e Tardif (2012). Nosso corpus é constituído de gravações e transcrições de algumas aulas de leituras acontecidas numa turma de oitavo ano (24 alunos) de uma escola pública municipal da cidade de Boqueirão/PB. Como procedimento analítico, foi observada à relação discursiva do sujeito professor com sua memória (interdiscurso/FDs) e de como se relaciona com os saberes e discursos. Com o sujeito aluno a análise se sucedeu do mesmo modo. Em ambos, foram consideradas as relações aluno/professor e aluno/aluno. Os recortes dos discursos do sujeito professora e dos sujeitos alunos foram analisados de acordo com as seguintes categorias: identificação, contraidentificação e desidentificação. Essa categorização permitiu, assim, identificar os movimentos discursivos de constituição das posições dos sujeitos escolares na situação recortada, constando a heterogeneidade desses movimentos, tanto no discurso do sujeito professora, dos sujeitos alunos individualmente e na relação entre si. Assim feito, constatamos que tanto o sujeito professor quanto os sujeitos alunos podem identificar-se com discursos outros que circulam na formação discursiva escolar, saberes que não são necessariamente homogêneos, e mobilizá-los como em um movimento de identificação, contraidentificação ou desidentificação discursiva na construção de sua/s posição/ões em aulas de leitura. Sendo essa a contribuição de nosso estudo: compreender sobre o processo de construção ou reformulação dos saberes/sentidos durante o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleConstituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-07-16-
dc.description.abstractThe present research is about an investigation of classroom discourse, which questions the discursive constitution of teaching-learning individuals in reading classes of elementary school final years. This way, the aim was analyzing how teaching individuals discursively construct their position (s) in reading classes, considering the relation between the classroom discourse (DSA) and its inter discourse, and which knowledge-meanings are engaged with this purpose. In order to do so, we chose as analytic basis the Discourse Analysis (DA) from Pecheutian basis who focus on language practice based on its discursivity, relying on theoretical references as Orlandi (1987, 1992, 2012, 2015) and Pecheux (1969, 2014), besides some others like Castro (1995), Canduro (2007), EckertHoff (2008), Focault (2008), Scótolo (2010), Sousa (2002) and Tardif (2012). Our corpus is constituted of recordings and transcripts of reading classes happened in eighth-grade class (24 students) from a public school in the city of Boqueirão-PB. As an analytical procedure, was observed the teacher’s discursive relation with his memory (interdiscourse-FDs) and how relates with knowledge and discourses. With the student, the analysis succeeds in the same way. In both, were considered student-teacher and student-student relations, the clippings of teacher discourse and students were analyzed according to the following categories: identification, counter identification, and disidentification. This categorization allowed us to identify discursive movements of the constitution of individuals school position in the cutout situation, proving the heterogeneity of these movements, in teacher discourse, students itself and the relation between them. Thus, we determined that both teacher and students can identify themselves with other discourses that circulate in school discourse formation, knowledge that is not necessarily homogeneous and mobilize them as in a movement of identification, counter identification or discursive disidentification, in the construction of their position (s) in reading classes. This is the contribution of our study: to understand about the construction process of reformulation of knowledge-meanings during the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28690-
dc.date.accessioned2023-01-06T18:36:55Z-
dc.date.available2023-01-06-
dc.date.available2023-01-06T18:36:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAulas de leiturapt_BR
dc.subjectReading classespt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - leiturapt_BR
dc.subjectElementary school - readingpt_BR
dc.subjectSujeitos do ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSubjects of teaching-learningpt_BR
dc.subjectDiscurso de sala de aulapt_BR
dc.subjectClassroom speechpt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectSensespt_BR
dc.subjectAnálise do discurso pecheutianapt_BR
dc.subjectPecheutian discourse analysispt_BR
dc.subjectAnálise do discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectFrench line speech analysispt_BR
dc.subjectBoqueirão - PB - escola pública municipalpt_BR
dc.subjectBoqueirão - PB - municipal public schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Ana Cristina Guedes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscursive constitution of teaching-learning subjects in reading classes in the final years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Cristina Guedes de. Constituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28690pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CRISTINA GUEDES DE ARAÚJO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2019.pdfAna Cristina Guedes de Araújo - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20196.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.