Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
Title: Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
Other Titles: Correcting texts: a study on the evaluative writing practice of primary school LP teachers.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Regina Maria Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Márcia Candeia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FELICIANO, Glenda Hilnada Meira.
Keywords: Avaliação - escrita de língua portuguesa;Prática avaliativa - professores de língua portuguesa;Corrigindo textos - professores de língua portuguesa;Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos;Concepção de escrita - professores de língua portuguesa;Correção de escrita - professores de língua portuguesa;Linguística aplicada;Redação escolar;Avaliação escolar;Assessment - Portuguese language writing;Evaluative practice - Portuguese language teachers;Correcting texts - Portuguese language teachers;Portuguese language teachers - evaluation of written texts;Conception of writing - Portuguese language teachers;Writing correction - Portuguese language teachers;Applied Linguistics;School writing;School evaluation
Issue Date: Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto.
Keywords: Avaliação - escrita de língua portuguesa
Prática avaliativa - professores de língua portuguesa
Corrigindo textos - professores de língua portuguesa
Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos
Concepção de escrita - professores de língua portuguesa
Correção de escrita - professores de língua portuguesa
Linguística aplicada
Redação escolar
Avaliação escolar
Assessment - Portuguese language writing
Evaluative practice - Portuguese language teachers
Correcting texts - Portuguese language teachers
Portuguese language teachers - evaluation of written texts
Conception of writing - Portuguese language teachers
Writing correction - Portuguese language teachers
Applied Linguistics
School writing
School evaluation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGINA MARIA ALVES DE ARAÚJO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfRegina Maria Alves de Araújo - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2018389.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.