Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, R. M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.contributor.referee1FELICIANO, Glenda Hilnada Meira.-
dc.contributor.referee1IDFELICIANO, G. H. M.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleCorrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.pt_BR
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691-
dc.date.accessioned2023-01-06T18:38:56Z-
dc.date.available2023-01-06-
dc.date.available2023-01-06T18:38:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação - escrita de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPrática avaliativa - professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectCorrigindo textos - professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesa - avaliação de textos escritospt_BR
dc.subjectConcepção de escrita - professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectCorreção de escrita - professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectRedação escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectAssessment - Portuguese language writingpt_BR
dc.subjectEvaluative practice - Portuguese language teacherspt_BR
dc.subjectCorrecting texts - Portuguese language teacherspt_BR
dc.subjectPortuguese language teachers - evaluation of written textspt_BR
dc.subjectConception of writing - Portuguese language teacherspt_BR
dc.subjectWriting correction - Portuguese language teacherspt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectSchool writingpt_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Regina Maria Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCorrecting texts: a study on the evaluative writing practice of primary school LP teachers.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGINA MARIA ALVES DE ARAÚJO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfRegina Maria Alves de Araújo - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2018389.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.