Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693
Title: Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
Other Titles: The effects of a trainee teacher's text correction methodologies on student rewriting.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BAZARIM, Milene.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVEIRA, Micaela Sá da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: REINALDO, Maria Augusta de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ALVES, Maria de Fátima.
Keywords: Correção de textos;Metodologia de correção de textos;Reescrita - correção de textos;Ensino de escrita;Estágio docente - correção de texto;Artigo de opinião;Retextualização;Correction of texts;Text correction methodology;Rewrite - correction of texts;Writing teaching;Teaching internship - text correction;Opinion article;Retextualization
Issue Date: 23-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era verificar o efeito das metodologias de correção de uma professora estagiária na reescrita do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente, pesquisa-ação; análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e das metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram que a professora utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa; que, na segunda versão dos artigos de opinião, os alunos conseguiram, na percepção da professora estagiária, evoluir e isso se deu porque as correções da professora atuaram como um andaime no qual os alunos se apoiaram para reescrever o texto. Na reescrita, a operação de retextualização mais utilizada foi a substituição, no entanto, há algumas ocorrências de inclusão, supressão, mas não há nenhum caso de reordenação. Esses resultados são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escola na Educação Básica.
Keywords: Correção de textos
Metodologia de correção de textos
Reescrita - correção de textos
Ensino de escrita
Estágio docente - correção de texto
Artigo de opinião
Retextualização
Correction of texts
Text correction methodology
Rewrite - correction of texts
Writing teaching
Teaching internship - text correction
Opinion article
Retextualization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERÔNICA LOURENÇO BIZERRA SOUZA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfVerônica Lourenço Bizerra Souza - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20181.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.