Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, V. L. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1BAZARIM, Milene.-
dc.contributor.advisor1IDBAZARIM, M.pt_BR
dc.contributor.referee1SILVEIRA, Micaela Sá da.-
dc.contributor.referee1IDSILVEIRA, M. S.pt_BR
dc.contributor.referee2REINALDO, Maria Augusta de Macedo.-
dc.contributor.referee2IDREINALDO, M. A. M.pt_BR
dc.contributor.referee3ALVES, Maria de Fátima.-
dc.contributor.referee3IDALVES, M. F.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era verificar o efeito das metodologias de correção de uma professora estagiária na reescrita do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente, pesquisa-ação; análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e das metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram que a professora utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa; que, na segunda versão dos artigos de opinião, os alunos conseguiram, na percepção da professora estagiária, evoluir e isso se deu porque as correções da professora atuaram como um andaime no qual os alunos se apoiaram para reescrever o texto. Na reescrita, a operação de retextualização mais utilizada foi a substituição, no entanto, há algumas ocorrências de inclusão, supressão, mas não há nenhum caso de reordenação. Esses resultados são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escola na Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleOs efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.pt_BR
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693-
dc.date.accessioned2023-01-06T18:51:26Z-
dc.date.available2023-01-06-
dc.date.available2023-01-06T18:51:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCorreção de textospt_BR
dc.subjectMetodologia de correção de textospt_BR
dc.subjectReescrita - correção de textospt_BR
dc.subjectEnsino de escritapt_BR
dc.subjectEstágio docente - correção de textopt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectCorrection of textspt_BR
dc.subjectText correction methodologypt_BR
dc.subjectRewrite - correction of textspt_BR
dc.subjectWriting teachingpt_BR
dc.subjectTeaching internship - text correctionpt_BR
dc.subjectOpinion articlept_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Verônica Lourenço Bizerra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe effects of a trainee teacher's text correction methodologies on student rewriting.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERÔNICA LOURENÇO BIZERRA SOUZA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfVerônica Lourenço Bizerra Souza - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20181.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.