Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28694
Title: Progressão e sistematização de saberes sobre a escrita na Base Nacional Comum Curricular - anos finais do ensino fundamental.
Other Titles: Progression and systematization of knowledge about writing in the National Common Curricular Base - final years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Márcia Candeia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PATRIOTA, Luciene Maria.
Keywords: Base Nacional Comum Curricular - BNCC;Escrita - saberes;Currículo;Ensino fundamental - escrita;Ensino de escrita;Progressão e sistematização;Análise linguística - semiótica;Semiótica;Leitura e oralidade;Common National Curriculum Base - BNCC;Writing - knowledge;Resume;Elementary school - writing;Writing teaching;Progression and systematization;Linguistic analysis - semiotics;Semiotics;Reading and orality
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira. Progressão e sistematização de saberes sobre a escrita na Base Nacional Comum Curricular - anos finais do ensino fundamental. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28694
???metadata.dc.description.resumo???: Na interface escolar, o processo de ensino e aprendizagem dos objetos eleitos não ocorre de forma fortuita, mas guiado por uma determinada disposição curricular que garante aos saberes que os constitui certa progressão e sistematização durante o processo de escolarização. Nessa direção, é objetivo geral desse trabalho analisar como ocorre a progressão e a sistematização de saberes sobre a escrita na Base Nacional Comum Curricular – anos finais do Ensino Fundamental, tendo em vista a importância desse documento de política pública para a Educação Básica nacional. De modo complementar, elegemos como objetivos específicos: a) Caracterizar progressão e sistematização desses saberes sobre a escrita neste período de escolarização; b) Descrever a disposição dos saberes sobre a escrita ao longo dos quatro anos do ensino fundamental, anos finais; c) Demonstrar como esses saberes estão relacionados metodologicamente entre si; e d) Discutir implicações possíveis com relação ao ensino e à aprendizagem desses saberes para o contexto escolar. Teoricamente, subsidiamo-nos nas contribuições de diversos autores que versam sobre as concepções e ensino de escrita, articulação, progressão e sistematização de saberes, dentre os quais, destacamos: Auerbach (1999), Ivanic (2004), Koch e Elias (2009); Barnechea, Gonzalez e Morgan (1994), Holliday (2006), Dolz e Schneuwly (2004), Kraemer (2012), dentre outros. Metodologicamente, ao reconhecermos este estudo inserido no campo investigativo da Linguística Aplicada, esta pesquisa tem abordagem qualitativa de natureza descritivo-interpretativa associada à análise documental dos dados. Conforme análise, constatamos que a BNCC caracteriza a progressão dos saberes sobre a escrita a partir da transição de conhecimentos sobre a língua, que passa das regularidades às irregularidades e dos usos simples aos mais complexos, muito embora não se explicite uma caracterização quanto à sistematização. Esta, por sua vez, pode ser concebida a partir da prática do professor em situação escolar, assim, ela nasce e coexiste com a progressão. Essa compreensão é reforçada pela disposição e centralização dos gêneros textuais sugeridos para ensino, especificamente com relação aos objetos de conhecimento que os constituem. Nesse sentido, notamos que há uma transição de saberes/conteúdos linguístico-gramaticais e textuais entre o 6º/7º e 8º/9º ano em todos os campos de atuação. Ao propor o ensino dos eixos – leitura, escrita, oralidade e análise linguística/semiótica – por meio de uma abordagem intradisciplinar, esse documento promove o reconhecimento de que, metodologicamente, o ensino de escrita não ocorre de forma isolada, mas articulado aos demais eixos. Como consequência, os saberes/conhecimentos que competem à escrita podem ser concebidos pela progressão e pela sistematização. Esse resultado pode representar uma mudança tanto na abordagem de ensino como de avaliação de escrita. Esperamos, portanto, que o professor promova situações didáticas que privilegiem a escrita enquanto uma prática social e que a explore a partir de uma abordagem progressiva e sistemática, seja na escolha de dado gênero textual e de estratégias de ensino mais significativas para o aluno. Com isso, o processo de ensino-aprendizagem da escrita possibilitará a ampliação do repertório linguístico do aluno, assim como sua atuação em outras instituições que dependem da escrita para a manutenção das atividades e interações humanas.
Abstract: In the school interface, the process of teaching and learning of elected objects does not occur in a fortuitous way, but guided by a certain curricular provision that guarantees the knowledge that constitutes a certain progression and systematization during the process of schooling. In this direction, it is the general objective of this study to analyze how the progression and systematization of knowledge about writing is occurring in the Common National Curriculum - final years of elementary school, in view of the importance of this public policy document for the national basic education. In a complementary way, we elect as specific objectives: A) characterize the progression and systematization of these knowledge about writing in this period of schooling; b) Describe the disposition of knowledge about writing over the four years of elementary school, final years; c) Demonstrate how these knowledges are methodologically related to each other; and d) Discuss possible implications regarding the teaching and learning of these knowledge for the school context. Theoretically, we support the contributions of several authors who deal with the conceptions and teaching of writing, articulation, progression and systematization of knowledge, among which we highlight: Auerbach (1999), Ivanic (2004), Koch e Elias (2009); Barnechea, Gonzalez e Morgan (1994), Holliday (2006), Dolz e Schneuwly (2004), Kraemer (2012), among others. Methodologically, by recognizing this study inserted in the investigative field of applied linguistics, this research has a qualitative approach of a descriptive-interpretative nature associated with the documental analysis of data. According to the analysis, we found that BNCC characterizes the progression of knowledge about writing from the transition of knowledge about the language, which passes from regularities to irregularities and simple uses to the most complex, although it is not explicit A characterization of systematization. This, in turn, can be conceived from the practice of the teacher in a school situation, thus, it is born and coexists with the progression. This comprehension is reinforced by the disposition and centralization of the textual genres suggested for teaching, specifically in relation to the objects of knowledge that constitute them. In this sense, we note that there is a transition of linguistic-grammatical and textual knowledge/content between the 6th/7th and 8th/9th year in all fields of activity. By proposing the teaching of axes – reading, writing, orality and linguistic/semiotic analysis – by means of an intradisciplinary approach, this document promotes the recognition that, methodologically, writing teaching does not occur in a way isolated, but articulated to the other axes. As a consequence, the knowledge that compete for writing can be conceived by progression and systematization. This result can represent a change in both the teaching approach and the writing evaluation. We hope, therefore, that the teacher promotes didactic situations that privilege writing as a social practice and that explores it from a progressive and systematic approach, whether in the choice of given textual genre and more teaching strategies significant for the student. Thus, the teaching-learning process of writing will enable the expansion of the student's linguistic repertoire, as well as its performance in other institutions that depend on writing for the maintenance of human activities and interactions.
Keywords: Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Escrita - saberes
Currículo
Ensino fundamental - escrita
Ensino de escrita
Progressão e sistematização
Análise linguística - semiótica
Semiótica
Leitura e oralidade
Common National Curriculum Base - BNCC
Writing - knowledge
Resume
Elementary school - writing
Writing teaching
Progression and systematization
Linguistic analysis - semiotics
Semiotics
Reading and orality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28694
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO RICARDO FERREIRA PEREIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfPaulo Ricardo Ferreira Pereira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018.598.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.