Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697
Title: A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias.
Other Titles: Reading in a Portuguese textbook: necessary reflections.
???metadata.dc.creator???: PÔRTO, Edvania Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: XAVIER, Manassés Morais.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Raniere Marques.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa;Análise de livro didático - português;Leitura em livro didático;Ensino médio - livro didático de português;Ensino de leitura;Portuguese language textbook;Textbook analysis - Portuguese;Textbook analysis - Portuguese;High school - Portuguese textbook;Reading teaching
Issue Date: 17-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PÔRTO, Edvania Santos. A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697
???metadata.dc.description.resumo???: O livro didático, considerado o material de maior apoio ao ensino, é o componente mais utilizado em sala de aula, por professores e alunos. Partindo dessa premissa, a pesquisa se constitui das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio apresenta a respeito da leitura?; e 2) A abordagem acontece de forma tradicional ou faz uma reflexão da leitura, dentro do meio social e cultural? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Interpretação de Textos”, dos autores William Cereja e Ciley Cleto (2013) traz em sua estrutura. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito da leitura 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente e 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da inter-relação entre ensino de leitura e livro didático. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Koch e Elias (2011), Jouve (2002), Oliveira (2010a), Lakatos e Marconi (2003), Marcuschi (2012), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental e qualitativa; e fizemos uso do livro didático Português Linguagens, de Cereja e Cleto (2013), como corpus. Obtivemos como resultados principais na visão acerca do ensino da leitura: o livro analisado utiliza textos com uma grande diversidade de conteúdo, mas suas atividades não exploram tanto quanto poderiam a leitura e ponto de vista do aluno. O livro inova ao usar gêneros discursivos cheios informações e conteúdos que refletem o meio social e cultural da sociedade. No entanto, boa parte de atividades de leitura resumem-se à localização de sentidos, não abrindo vazão para a expansão de sentidos.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa
Análise de livro didático - português
Leitura em livro didático
Ensino médio - livro didático de português
Ensino de leitura
Portuguese language textbook
Textbook analysis - Portuguese
Textbook analysis - Portuguese
High school - Portuguese textbook
Reading teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVANIA SANTOS PÔRTO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2019.pdfEdvania Santos Pôrto - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20192.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.