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Title: A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos Pibidianos.
Other Titles: Writing as an object of teaching in Portuguese in basic education: its implications and influences in the formation of Pibidians.
???metadata.dc.creator???: MANGUEIRA, Shirley Oliveira de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Márcia Candeia.
Keywords: Escrita;Ensino de escrita;Língua portuguesa - ensino de escrita;Formação docente;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID;Concepções de escrita;Ensino de língua portuguesa;Gêneros textuais escritos - escola;Writing;Writing teaching;Portuguese language - writing teaching;Teacher training;Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID;Writing conceptions;Portuguese language teaching;Written textual genres - school
Issue Date: Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MANGUEIRA, Shirley Oliveira de souza. A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos Pibidianos. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28698
???metadata.dc.description.resumo???: “A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos pibidianos” destaca a escrita como objeto de estudo e reconhece a importância de suscitarmos questões acerca de sua didatização para a educação básica, Ensino Fundamental II (6º a 9º). A pesquisa apresenta a seguinte questão: Que concepção(ões) de escrita fundamenta(m) as propostas de atividades elaboradas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Letras - UFCG) para os alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano) das escolas atendidas pelo projeto? Como objetivo geral: identificar a(s) concepção(ões) de escrita que fundamenta(m) as propostas de atividades de produção, no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) elaboradas pelos pibidianos. Para os objetivos específicos: 1) reconhecer teórica e metodologicamente concepções de escrita nas atividades elaboradas pelos bolsistas para os alunos do Ensino Fundamental II; 2) descrever e interpretar os resultados obtidos através da análise, considerando as concepções de escrita que fundamentaram cada atividade analisada; 3) demonstrar as implicações e influências que o projeto Pibid realiza na formação dos graduandos envolvidos, futuros professores de Língua Portuguesa. Metodologicamente, esta pesquisa concretiza-se a partir da coleta de dados em campo, através das atividades elaboradas pelos pibidianos. O paradigma adotado foi o qualitativo interpretativista (TOZONI-REIS, 2008). O referencial teórico que norteia à pesquisa para as questões de concepção de escrita, texto e gênero parte das contribuições de Ivanič (2004), Coulmas (2014), Antunes (2003; 2010), Schneuwly (2004), Kock e Elias (2010), Reinaldo (2002; 2014) etc. A análise de dados se deu a partir de dois critérios: 1) concepções e objetos no ensino da escrita em LP; e 2) a recorrência dos gêneros textuais escritos na escola. A partir dos critérios adotados foi possível observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática social. No tocante a recorrência dos gêneros e das produções textuais, foi possível perceber que muitos dos bolsistas consideram a produção textual um fator imprescindível para as propostas de ensino em LP. Os dados demonstram que o ensino da produção textual se restringe a aspectos do texto e que há muito para se explorar em relação à linguagem em práticas sociais efetivas. Esses resultados correspondem ao ensino da escrita, mas especificamente, dos gêneros/textos nas propostas elaboradas pelos bolsistas e aplicadas nesses espaços escolares. Destacam-se assim, algumas implicações para a formação dos bolsistas: 1) explorar gêneros textuais não escolarizados; 2) envolver os alunos em práticas de leitura no cotidiano deles na escola; 3) reforçar o trabalho realizado com os gêneros textuais escolarizados, como: conto, resenha, artigo de opinião e, que em muitos casos, pouco se dá visibilidade ao propósito de leitura ou escrita desses textos; e 4) propiciar uma reflexão no ensino de LP sobre a produção dos gêneros escolares.
Keywords: Escrita
Ensino de escrita
Língua portuguesa - ensino de escrita
Formação docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Concepções de escrita
Ensino de língua portuguesa
Gêneros textuais escritos - escola
Writing
Writing teaching
Portuguese language - writing teaching
Teacher training
Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID
Writing conceptions
Portuguese language teaching
Written textual genres - school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28698
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

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