Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ROCHA, Silvia Roberta da Mota-
dc.contributor.advisor1IDMOTA ROCHA, Silvia Roberta dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138940996872822pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Melânia Mendonça.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro.-
dc.contributor.referee3LIMA, Niédja Maria Ferreira de.-
dc.contributor.referee4ONOFRE, Eduardo Gomes.-
dc.description.resumoA presente dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade cujo objeto de pesquisa foram as significações/sentidos sobre a produção da exclusão escolar e a mobilização ao pertencimento escolar de alunos remanescentes tendo como objetivo geral compreender os condicionantes sociais/escolares sobre a produção da exclusão escolar e a mobilização ao pertencimento escolar e como objetivos específicos, caracterizar a trajetória escolar, vivências, significações e/ou sentidos, de alunos remanescentes; refletir sobre os condicionantes sociais/ familiares e escolares sobre tal produção da exclusão escolar e tal mobilização; e analisar os processos de apropriação da leitura e da escrita desses alunos. A investigação sócio-histórica e do tipo estudo de caso fundamentou-se nas abordagem sócio-histórica de aprendizagem, crítico-dialética de remanescência, dialógica de alfabetização e letramento e de educação contra a barbárie. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos remanescentes; um de seus responsáveis legais; a professora do último ano escolar e uma gestora escolar, com os quais foram aplicados questionários, entrevistas, desenhos, observações participantes em visitas domiciliares e em sessões de leitura e de escrita e análise de documentos escolares. Pela análise microgenética de Vygotsky (1991; 2000; 2010); Molon (2008) e Góes (2000), a pesquisa identificou trajetórias de invisibilidade, indiferença e despertencimento social em uma sociedade excludente, em um Estado produtor de desigualdades e em escolas que intensificam a barbárie social ao promoverem a barbárie escolar. Constatou a intensa pobreza; trabalho infanto-juvenil; violência doméstica; hostilidade, abandono, doença mental parental, enclausuramento; gravidez na adolescência; analfabetismo e precária alfabetização e relações sociais autoritárias como condicionantes sociais/familiares para exclusão física da escola. A infrequência/transitoriedade escolar; visibilidade hostil em relações sociais autoritárias; avaliações classificatórias; presença física na escola com pouca entrada em sua dimensão simbólica; privação e/ou pouca mediação pedagógica qualificada ou mediação desqualificada em práticas alfabetizadoras de sistema de códigos e de letramento autônomo; e barbárie escolar foram identificados como condicionantes escolares desta exclusão. Como possíveis condicionantes da mobilização ao retorno escolar nos discursos discentes verificamos o acolhimento e o pertencimento em relações pedagógicas qualificadas; o acesso qualificado ao lazer/esporte e a interação no brincar com os pares; e a interrupção da hostilidade dos pares. Ademais, a pesquisa revelou que os sujeitos se encontravam em estágio intermediário ou final de alfabetização com subjetividades de dominação, sobretudo no espaço escolar. Contraditoriamente, constatou o discernimento discente de resistência à barbárie em curso e ao exercício da dignidade humana fora e dentro da escola pública. Tais resultados desnaturalizam os conceitos de abandono e de evasão escolar, reprodutores da ideologia da privação cultural e indicam o necessário reconhecimento e visibilidade pedagógica qualificada dos jovens remanescentes e de suas vozes sobre os processos excludentes ou mobilizadores nas barbáries em curso. Isso quando da construção de políticas públicas de Estado de pertencimento e de outras escolas possíveis que prezam pela defesa do direito subjetivo à vida e aos saberes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleExclusão e mobilização ao pertencimento escolar: o que enunciam as vozes discentes?pt_BR
dc.date.issued2022-09-29-
dc.description.abstractThis research analyzed the meanings of the scholar exclusion and mobilization to the scholar belonging feeling of remaining students, in order to characterize their scholar journey; reflect about the social and family constraints that influenced these sort of exclusion and mobilization; and analyze the processes of acquisition of the lecture and writing skills of these students. The socio-historical investigation, recognized as a case study type, was based on learning socio-historical approach, critical-dialectical of remanence, dialogic of literacy and education against the barbarism. The members of the research were two remaining students; one of their legal guardians; a teacher from the last school year and a principal, who questionnaires, interviews and draws were made with, during observations in home visits, when lecture and writing sessions and an analysis of scholar documents were made, as well. Through the microgenetic analysis, the research identified invisible trajectories, indifference and no belonging social feeling in a exclusionary society, based on a State that produces inequalities, and also in schools that intensify the social barbarism when it promotes scholar barbarism; observed the intense poverty; juvenile working; domestic violence; hostility/abandonment/mental and parental illness and confinement; pregnancy in teenhood; illiteracy and precarious literacy and authoritarian social relationships as social and familiar constraints for the physical exclusion from school. The scholar no-frequency/transience; hostile visibility in authoritarian social relationships; classificatory assessments; physical presence at school without truly live or feel its symbolic dimension; privation of qualified pedagogical mediation or unqualified mediation in literacy practices of system of codes and autonomy literacy; and scholar barbarism were identified as scholar constraints of this exclusion. As possible factors of the mobilization for the scholar returning in the students' discourses, we verified the reception and the belonging in qualified pedagogical relationships; the qualified access to the leisure/sport and to the interaction when they’re playing with others students; and the interruption of the hostility between them. In addition, the research revealed that the involved students were in a final or intermediate literacy stage with a sense of domination, especially at the space of the school. Contradictorily, we realized that the students were wary of the resistance to the cursing barbarism and to the human dignity outside and inside of the public school. Those results have distorted the concepts of scholar abandonment and evasion, which produce a cultural privation ideology and show the necessary recognition and qualified pedagogical visibility of the remaining students and their voices and ideas about the exclusionary/mobilizing processes in the current barbarism. It happens because there is a development of state public policies of belonging and other prospective schools that value the defense of the subjective right of life and knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28715-
dc.date.accessioned2023-01-18T13:29:09Z-
dc.date.available2022-01-18-
dc.date.available2023-01-18T13:29:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectExclusão social/escolarpt_BR
dc.subjectTrajetórias de barbárie social e escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectMobilização e pertencimentopt_BR
dc.subjectSocial/School exclusionpt_BR
dc.subjectTrajectories of school and social barbarismpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectMobilization and sense of belongingpt_BR
dc.subjectExclusión social/escolarpt_BR
dc.subjectTrayectorias de la barbarie social y escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónpt_BR
dc.subjectMovilización y Pertenenciapt_BR
dc.subjectExclusion sociale/scolairept_BR
dc.subjectTrajectoires de la barbarie sociale et scolairept_BR
dc.subjectAlphabétisation et alphabétisationpt_BR
dc.subjectMobilisation et appartenancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARRETO, Luciana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExclusion and mobilization to belonging to school: what do the student voices enunciate?pt_BR
dc.identifier.citationBARRETO, L. Exclusão e mobilização ao pertencimento escolar: o que enunciam as vozes discentes?. 2022. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA BARRETO – DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2022.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.