Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28726
Title: Política de nucleação das escolas no campo no município de Caraúbas-PB: contradições, desafios e perspectivas.
Other Titles: Nucleation policy of rural schools in the municipality of Caraúbas-PB: contradictions, challenges and prospects.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Maria do Socorro Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Melânia Mendonça.
???metadata.dc.contributor.referee3???: TORRES, Denise Xavier.
Keywords: Direito à educação;Nucleação escolar;Educação do campo;Política educacional;Caraúbas-PB - nucleação de escolas no campo;Right to education;School nucleation;Field education;Educational politics;Derecho a la educación;Escuela de nucleación;Educación de campo;Política educativo;Droit à l'éducation;Nucléation scolaire;Formation sur le terrain;Politique éducatif;Escolas no campo - nucleação
Issue Date: 5-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, T. J. V. de. Política de nucleação das escolas no campo no município de Caraúbas-PB: contradições, desafios e perspectivas. 2022. 244 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa “História da Educação, Gestão e Políticas Educacionais” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, e ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores(as) e Práticas Pedagógicas (Nupeforp), tem como objeto de estudo a Política de Nucleação e o Direito à Educação do e no campo no município de Caraúbas na Paraíba. O interesse em pesquisar acerca dessa problemática justifica-se pelo fato de depararmo-nos, na nossa prática docente e na formação como Licenciado em Educação do Campo, com o fechamento das escolas e a exclusão histórica dos povos do campo no que tange ao acesso a direitos sociais, inclusive o direito à escolarização básica em suas próprias comunidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar as contradições e desafios da política de nucleação e o direito à educação da população camponesa no campo no município de Caraúbas-PB, e, de maneira específica, a pesquisa busca: analisar o contexto do campo no âmbito do direito à educação camponesa no Brasil; compreender como se efetiva a nucleação de escolas no campo no município de Caraúbas-PB; e identificar e refletir sobre as contradições, os desafios e as perspectivas da nucleação, baseando-nos na compreensão do contexto econômico, político e social em que se configurou. Quanto ao caminho metodológico, a abordagem do Materialismo Histórico-dialético orientou nossa fundamentação teórica e os caminhos de produção e análise dos dados. Para constituir esse trabalho, selecionamos participantes com envolvimento direto na política de nucleação implementada no município de Caraúbas, a partir da emancipação do município em 1994. Dessa forma, os participantes da pesquisa foram: dois ex-gestores(as) da educação, uma gestora atual da educação, um supervisor(a) educacional e um membro do Conselho Municipal de Educação. Como instrumento de produção de dados,utilizamos a metodologia da triangulação que se constituiu de: a) estudo exploratório, para levantamento de dados secundários e da produção acadêmica acerca da temática; b) análise documental da legislação educacional federal, estadual e municipal, no que se refere ao direito à educação e a nucleação escolar; c) entrevistas semiestruturadas, para compreendermos a percepção dos participantes da pesquisa sobre o fenômeno estudado. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, na perspectiva da análise temática conforme proposta por Bardin (1977). A política analisada aqui surge com a intenção de concentrar recursos e racionalizar custos, com o discurso de melhoramento da qualidade educacional, pautada em um discurso neoliberal enraizado, que, na prática, se traduz na precarização e consequente fechamento das escolas no campo. O estudo evidenciou, nas falas dos gestores, uma desresponsabilização do Estado com relação à nucleação como sendo uma negação dos direitos da população camponesa, o que revelou o caráter contraditório da nucleação escolar perante a garantia do direito à educação aos povos camponeses no município de Caraúbas-PB, bem como pautou os desafios e possibilidades para a superação dessa política educacional que enxerga o campo enquanto espaço restrito à produção econômica-agropecuária, inerte à histórica luta travada por trabalhadores camponeses em busca do direito à educação junto às populações existentes nos territórios rurais. Diante da realidade apresentada, torna-se imprescindível avançar na implementação da Educação do Campo na municipalidade pesquisada, essa iniciativa poderá se materializar a partir de mudanças concretas na política municipal de educação, bem como na compreensão dos gestores públicos municipais quando se trata da constituição do espaço rural caraubense.
Abstract: This work is linked to the Research Line “History of Education, Management and Educational Policies” of the Graduate Program in Education at the Universidade Federal de Campina Grande, and to the Center for Studies and Research in Rural Education, Teacher Training and Pedagogical Practices (Nupeforp), has as its object of study the Nucleation Policy and the Right to Education of and in the countryside in the municipality of Caraúbas in Paraíba. The interest in researching this issue is justified by the fact that, in our teaching practice and in our training as a Graduate in Rural Education, we are faced with the closing of schools and the historical exclusion of rural people in terms of access to education. social rights, including the right to basic schooling in their own communities. In this sense, this work has the general objective of analyzing the contradictions and challenges of the nucleation policy and the right to education of the peasant population in the countryside in the municipality of Caraúbas-PB, and, specifically, the research seeks to: analyze the context of the countryside within the scope of the right to peasant education in Brazil; understand how the nucleation of schools in the countryside in the municipality of Caraúbas-PB takes place; and to identify and reflect on the contradictions, challenges and perspectives of nucleation, based on an understanding of the economic, political and social context in which it took place. As for the methodological path, the approach of Historical-dialectical Materialism guided our theoretical foundation and the paths of production and data analysis. To constitute this work, we selected participants with direct involvement in the nucleation policy implemented in the municipality of Caraúbas, from the emancipation of the municipality in 1994. Thus, the participants of the research were: two former managers of education, a manager, an education supervisor and a member of the City Council of Education. As a data production instrument, we used the triangulation methodology, which consisted of: a) exploratory study, to collect secondary data and academic production on the subject; b) document analysis of federal, state and municipal educational legislation, with regard to the right to education and school nucleation; c) semi-structured interviews, to understand the perception of research participants about the phenomenon studied. To analyze the data, we used the technique of Content Analysis, from the perspective of thematic analysis as proposed by Bardin (1977). The policy analyzed here arises with the intention of concentrating resources and rationalizing costs, with the discourse of improving educational quality, based on a rooted neoliberal discourse, which, in practice, translates into precariousness and consequent closing of schools in the countryside. The study showed, in the speeches of the managers, a lack of responsibility on the part of the State in relation to nucleation as a denial of the rights of the peasant population, which revealed the contradictory character of school nucleation in the face of guaranteeing the right to education for peasant peoples in the municipality of Caraúbas-PB, as well as guided the challenges and possibilities for overcoming this educational policy that sees the countryside as a space restricted to economic-agricultural production, inert to the historical struggle waged by peasant workers in search of the right to education with the existing populations in rural territories. Given the reality presented, it is essential to advance in the implementation of Rural Education in the municipality surveyed, this initiative can materialize from concrete changes in the municipal education policy, as well as in the understanding of municipal public managers when it comes to the constitution of the rural area of Carúbas.
Keywords: Direito à educação
Nucleação escolar
Educação do campo
Política educacional
Caraúbas-PB - nucleação de escolas no campo
Right to education
School nucleation
Field education
Educational politics
Derecho a la educación
Escuela de nucleación
Educación de campo
Política educativo
Droit à l'éducation
Nucléation scolaire
Formation sur le terrain
Politique éducatif
Escolas no campo - nucleação
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28726
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TIAGO JOSÉ VASCONCELOS DE FARIAS – DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2022 (1).pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.