Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777
Title: O uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de piano: um relato de experiência.
Other Titles: The use of technology for piano teaching and learning: an experience report.
???metadata.dc.creator???: CHAGAS JUNIOR, Ivan Anizio das Chagas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Marisa Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Alba Valéria Vieira da.
Keywords: Ensino de piano - tecnologia;Ensino de teclado;Redes sociais e ensino de música;Piano e teclado - ensino;Videoaulas – ensino de música;Whats app e ensino de música;Ensino de música e tecnologias;Educação musical e tecnologia;Ambiente virtual de aprendizagem – ensino de música;Home studio materiais de baixo custo;Piano teaching - technology;Keyboard teaching;Social networks and music teaching;Piano and keyboard - teaching;Video lessons – music teaching;WhatsApp and music teaching;Teaching music and technologies;Music education and technology;Virtual environment of learning – teaching music;Home studio materials low cost
Issue Date: 22-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CHAGAS JUNIOR, Ivan Anizio das. O uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de piano: um relato de experiência. 2022. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777
???metadata.dc.description.resumo???: O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, impulsionou muitos professores a repensar o ensino de piano e teclado, levando-os a adaptar o ambiente digital de aprendizagem para aulas online. Nesse período, compartilhei gravações de aulas em diferentes níveis técnicos no instrumento, motivo pelo qual elaborei esse trabalho, que tem como objetivo relatar esta experiência realizada no período de junho de 2021 a fevereiro de 2022, na qual foram elaboradas e disponibilizadas videoaulas e lives para alunos e alunas de piano e teclado. Para tanto, adaptei um quarto da minha residência, transformando-o em Home Studio, com materiais de baixo custo, como cano de pvc, possibilitando a gravação de videoaulas com uma boa qualidade de edição. Ressalta-se o uso do WhatsApp e outros aplicativos de redes sociais para compartilhamento das videoaulas e estudos específicos para aprendizado de piano e teclado. Como arcabouço teórico deste trabalho, dialogamos com diversos autores, como: Câmara (2021), Ghon (2013) Lobato (2018) Porto, Oliveira e Chagas (2017), Barros (2020), entre outros, que abordam o uso da tecnologia na educação escolar e na educação musical. Para a coleta de dados empíricos, foi realizado um questionário semiestruturado com 30 participantes do grupo do WhatsApp. Como resultado, observa-se que as videoaulas e os estudos, disponibilizados nas redes sociais, contribuíram de forma efetiva para o aprendizado de piano e teclado.
Abstract: The social isolation caused by the Covid-19 pandemic has driven same teachers to rethink the teaching of piano and keyboard, leading them to adapt the digital learning environment for online classes. During this period, I shared recordings of classes at different technical levels on the instrument, which is why I prepared this work, which aims to report this experience conducted from June 2021 to February 2022, in which they were prepared and made available video classes and lives for piano and keyboard students and students. For that, I adapted a room in my house, transforming it into a Home Studio, with low-cost materials, such as PVC pipe, allowing the recording of video lessons with good editing quality. We emphasize the use of WhatsApp and other social network applications to share video lessons and specific studies for piano and keyboard learning. For that, I adapted a room in my house, transforming it into a Home Studio, with low-cost materials, such as PVC pipe, allowing the recording of video lessons with good editing quality. We emphasize the use of WhatsApp and other social network applications to share video lessons and specific studies for piano and keyboard learning. As a theoretical framework of this work, we dialogue with sundry authors, such as: Câmara (2021), Ghon (2013) Lobato (2018) Porto, Oliveira, and Chagas (2017), Barros (2020), among others, which address the use of technology in school education and music education. For the collection of empirical data, a semi-structured questionnaire was conducted with 30 participants of the WhatsApp group. As a result, it is verified that the video lessons and studies, made available on social networks, effectively contributed to the learning of piano and keyboard.
Keywords: Ensino de piano - tecnologia
Ensino de teclado
Redes sociais e ensino de música
Piano e teclado - ensino
Videoaulas – ensino de música
Whats app e ensino de música
Ensino de música e tecnologias
Educação musical e tecnologia
Ambiente virtual de aprendizagem – ensino de música
Home studio materiais de baixo custo
Piano teaching - technology
Keyboard teaching
Social networks and music teaching
Piano and keyboard - teaching
Video lessons – music teaching
WhatsApp and music teaching
Teaching music and technologies
Music education and technology
Virtual environment of learning – teaching music
Home studio materials low cost
???metadata.dc.subject.cnpq???: Música
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Música - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVAN ANIZIO DAS CHAGAS JUNIOR - TCC LIC. MÚSICA CH 2022.pdfIvan Anizio das Chagas Junior - TCC Lic. Música CH 2022.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.