Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCHAGAS JUNIOR, I. A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955649575870739
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Marisa Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. N.pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.
dc.contributor.referee2SILVA, Alba Valéria Vieira da.
dc.description.resumoO isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, impulsionou muitos professores a repensar o ensino de piano e teclado, levando-os a adaptar o ambiente digital de aprendizagem para aulas online. Nesse período, compartilhei gravações de aulas em diferentes níveis técnicos no instrumento, motivo pelo qual elaborei esse trabalho, que tem como objetivo relatar esta experiência realizada no período de junho de 2021 a fevereiro de 2022, na qual foram elaboradas e disponibilizadas videoaulas e lives para alunos e alunas de piano e teclado. Para tanto, adaptei um quarto da minha residência, transformando-o em Home Studio, com materiais de baixo custo, como cano de pvc, possibilitando a gravação de videoaulas com uma boa qualidade de edição. Ressalta-se o uso do WhatsApp e outros aplicativos de redes sociais para compartilhamento das videoaulas e estudos específicos para aprendizado de piano e teclado. Como arcabouço teórico deste trabalho, dialogamos com diversos autores, como: Câmara (2021), Ghon (2013) Lobato (2018) Porto, Oliveira e Chagas (2017), Barros (2020), entre outros, que abordam o uso da tecnologia na educação escolar e na educação musical. Para a coleta de dados empíricos, foi realizado um questionário semiestruturado com 30 participantes do grupo do WhatsApp. Como resultado, observa-se que as videoaulas e os estudos, disponibilizados nas redes sociais, contribuíram de forma efetiva para o aprendizado de piano e teclado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.titleO uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de piano: um relato de experiência.pt_BR
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/9955034470296186
dc.date.issued2022-04-22
dc.description.abstractThe social isolation caused by the Covid-19 pandemic has driven same teachers to rethink the teaching of piano and keyboard, leading them to adapt the digital learning environment for online classes. During this period, I shared recordings of classes at different technical levels on the instrument, which is why I prepared this work, which aims to report this experience conducted from June 2021 to February 2022, in which they were prepared and made available video classes and lives for piano and keyboard students and students. For that, I adapted a room in my house, transforming it into a Home Studio, with low-cost materials, such as PVC pipe, allowing the recording of video lessons with good editing quality. We emphasize the use of WhatsApp and other social network applications to share video lessons and specific studies for piano and keyboard learning. For that, I adapted a room in my house, transforming it into a Home Studio, with low-cost materials, such as PVC pipe, allowing the recording of video lessons with good editing quality. We emphasize the use of WhatsApp and other social network applications to share video lessons and specific studies for piano and keyboard learning. As a theoretical framework of this work, we dialogue with sundry authors, such as: Câmara (2021), Ghon (2013) Lobato (2018) Porto, Oliveira, and Chagas (2017), Barros (2020), among others, which address the use of technology in school education and music education. For the collection of empirical data, a semi-structured questionnaire was conducted with 30 participants of the WhatsApp group. As a result, it is verified that the video lessons and studies, made available on social networks, effectively contributed to the learning of piano and keyboard.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777
dc.date.accessioned2023-01-31T17:48:35Z
dc.date.available2023-01-31
dc.date.available2023-01-31T17:48:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de piano - tecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino de tecladopt_BR
dc.subjectRedes sociais e ensino de músicapt_BR
dc.subjectPiano e teclado - ensinopt_BR
dc.subjectVideoaulas – ensino de músicapt_BR
dc.subjectWhats app e ensino de músicapt_BR
dc.subjectEnsino de música e tecnologiaspt_BR
dc.subjectEducação musical e tecnologiapt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagem – ensino de músicapt_BR
dc.subjectHome studio materiais de baixo custopt_BR
dc.subjectPiano teaching - technologypt_BR
dc.subjectKeyboard teachingpt_BR
dc.subjectSocial networks and music teachingpt_BR
dc.subjectPiano and keyboard - teachingpt_BR
dc.subjectVideo lessons – music teachingpt_BR
dc.subjectWhatsApp and music teachingpt_BR
dc.subjectTeaching music and technologiespt_BR
dc.subjectMusic education and technologypt_BR
dc.subjectVirtual environment of learning – teaching musicpt_BR
dc.subjectHome studio materials low costpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHAGAS JUNIOR, Ivan Anizio das Chagas.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of technology for piano teaching and learning: an experience report.pt_BR
dc.identifier.citationCHAGAS JUNIOR, Ivan Anizio das. O uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de piano: um relato de experiência. 2022. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Música - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVAN ANIZIO DAS CHAGAS JUNIOR - TCC LIC. MÚSICA CH 2022.pdfIvan Anizio das Chagas Junior - TCC Lic. Música CH 2022.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.