Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28788
Title: Serviços contábeis: uma descrição da percepção dos gestores das empresas do comércio varejista da cidade de Uiraúna - PB.
Other Titles: Accounting services: a description of the perception of managers of retail companies in the city of Uiraúna - PB.
???metadata.dc.creator???: QUEIROGA, Renata Pinheiro Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Marconi Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEMENHE, Flávio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AZEVEDO, Harlan Herculano de.
Keywords: Serviços contábeis - qualidade;Estudo de percepção;Comércio varejista - Uiraúna - PB;Uiraúna - PB - gestores de comércio varejista;Gestão de serviços;Qualidade em serviços contábeis;Accounting services - quality;Perception study;Retail trade - Uiraúna - PB;Uiraúna - PB - retail managers;Service management;Quality in accounting services
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROGA, Renata Pinheiro Fernandes de. Serviços contábeis: uma descrição da percepção dos gestores das empresas do comércio varejista da cidade de Uiraúna - PB. 2011. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28788
???metadata.dc.description.resumo???: As crescentes mudanças tecnológicas vêm causando dificuldades para as empresas, principalmente no que concerne a sobrevivência no mercado competitivo, sendo necessária uma demanda de informações úteis para gerir melhores tomadas de decisões para manter a empresa em funcionamento. Pode-se dizer que as empresas estão constantemente diante desses inúmeros desafios, havendo necessidade de criatividade, habilidades e competências dos profissionais contábeis para sanar as necessidades dos usuários da informação. Sendo assim, o objetivo desse estudo é descrever a percepção dos gestores das empresas do comércio varejista da cidade de Uiraúna - PB acerca dos serviços contábeis a eles prestados. Para tanto realizou-se um estudo de campo, de natureza descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, a partir de uma amostra não probabilística com aplicação de um questionário a 41 gestores das empresas varejistas filiadas à CDL do referido município. Constatou-se que a maioria dos gestores do comércio varejista mostra-se satisfeito com a qualidade dos serviços contábeis que estão sendo disponibilizados no município de Uiraúna-PB. Os serviços são pontuais, ágeis e eficazes; os profissionais são competentes, atualizados e éticos; os serviços prestados são satisfatórios para atender as necessidades dos gestores; e os profissionais contábeis fornecem informações que estão auxiliando na tomada de decisões sendo, portanto, essenciais para as empresas. Como deficiências observadas evidenciam-se apenas a necessidade de uma ampliação no leque de serviços que podem ser ofertados pelo profissional contábil e o aumento do número de visitas periódicas que esse profissional pode fazer às empresas. Além disso, um considerado número de gestores utiliza os serviços contábeis apenas para o cumprimento das obrigações legais das empresas.
Abstract: The growing technological changes have been causing difficulties for the companies, especially when talking about the survival in the competitive market, being necessary a demanding of useful information to manage better decision making to keep the company working. It can be said that the companies are constantly facing these numerous challenges; there is need for creativity, skills and competences of the accountancy professionals to supply the needs of the users of the information. Therefore, the objective of this study is to describe the perception of the managers of the companies of retail commerce of the city of Uiraúna-PB about the accountancy Services provided to them. For this end a field study was performed, with descriptive nature and exploratory, with quantitative approach, from a non probabilistic sample with application of a questionnaire to 41 managers of retail companies linked to the Câmara de Dirigentes Lojistas of the referred city. It was noticed that most of the managers of the retail commerce is unsatisfied with the quality of the countable Services which are being provided to the city of Uiraúna - PB. The Services are punctual, agile and efficient; the professionals are competent, updated and ethic; the Services supplied are satisfactory to supply the needs of the managers; and the accountancy professional provide information that are helping decision making being, so, essential for the companies. As deficiencies observed only the need of an ampliation in the offer of Services by the accountancy professional and the increase of the number of periotic visitation that this profession can do to the companies. Besides, a considerate number of managers uses the accountancy Services only to fulfill the legal obligation of the companies.
Keywords: Serviços contábeis - qualidade
Estudo de percepção
Comércio varejista - Uiraúna - PB
Uiraúna - PB - gestores de comércio varejista
Gestão de serviços
Qualidade em serviços contábeis
Accounting services - quality
Perception study
Retail trade - Uiraúna - PB
Uiraúna - PB - retail managers
Service management
Quality in accounting services
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Contábeis
Contabilidade
Ciências Contábeis
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28788
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA PINHEIRO FERNANDES DE QUEIROGA - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS CCJS 2011.pdfRenata Pinheiro Fernandes de Queiroga - TCC Ciências Contábeis CCJS 2011.5.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.