Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROGA, R. P. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8782122961437169pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Marconi Araújo.
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111688738963072pt_BR
dc.contributor.referee1LEMENHE, Flávio.
dc.contributor.referee2AZEVEDO, Harlan Herculano de.
dc.description.resumoAs crescentes mudanças tecnológicas vêm causando dificuldades para as empresas, principalmente no que concerne a sobrevivência no mercado competitivo, sendo necessária uma demanda de informações úteis para gerir melhores tomadas de decisões para manter a empresa em funcionamento. Pode-se dizer que as empresas estão constantemente diante desses inúmeros desafios, havendo necessidade de criatividade, habilidades e competências dos profissionais contábeis para sanar as necessidades dos usuários da informação. Sendo assim, o objetivo desse estudo é descrever a percepção dos gestores das empresas do comércio varejista da cidade de Uiraúna - PB acerca dos serviços contábeis a eles prestados. Para tanto realizou-se um estudo de campo, de natureza descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, a partir de uma amostra não probabilística com aplicação de um questionário a 41 gestores das empresas varejistas filiadas à CDL do referido município. Constatou-se que a maioria dos gestores do comércio varejista mostra-se satisfeito com a qualidade dos serviços contábeis que estão sendo disponibilizados no município de Uiraúna-PB. Os serviços são pontuais, ágeis e eficazes; os profissionais são competentes, atualizados e éticos; os serviços prestados são satisfatórios para atender as necessidades dos gestores; e os profissionais contábeis fornecem informações que estão auxiliando na tomada de decisões sendo, portanto, essenciais para as empresas. Como deficiências observadas evidenciam-se apenas a necessidade de uma ampliação no leque de serviços que podem ser ofertados pelo profissional contábil e o aumento do número de visitas periódicas que esse profissional pode fazer às empresas. Além disso, um considerado número de gestores utiliza os serviços contábeis apenas para o cumprimento das obrigações legais das empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
dc.subject.cnpqContabilidade
dc.subject.cnpqCiências Contábeis
dc.titleServiços contábeis: uma descrição da percepção dos gestores das empresas do comércio varejista da cidade de Uiraúna - PB.pt_BR
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe growing technological changes have been causing difficulties for the companies, especially when talking about the survival in the competitive market, being necessary a demanding of useful information to manage better decision making to keep the company working. It can be said that the companies are constantly facing these numerous challenges; there is need for creativity, skills and competences of the accountancy professionals to supply the needs of the users of the information. Therefore, the objective of this study is to describe the perception of the managers of the companies of retail commerce of the city of Uiraúna-PB about the accountancy Services provided to them. For this end a field study was performed, with descriptive nature and exploratory, with quantitative approach, from a non probabilistic sample with application of a questionnaire to 41 managers of retail companies linked to the Câmara de Dirigentes Lojistas of the referred city. It was noticed that most of the managers of the retail commerce is unsatisfied with the quality of the countable Services which are being provided to the city of Uiraúna - PB. The Services are punctual, agile and efficient; the professionals are competent, updated and ethic; the Services supplied are satisfactory to supply the needs of the managers; and the accountancy professional provide information that are helping decision making being, so, essential for the companies. As deficiencies observed only the need of an ampliation in the offer of Services by the accountancy professional and the increase of the number of periotic visitation that this profession can do to the companies. Besides, a considerate number of managers uses the accountancy Services only to fulfill the legal obligation of the companies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28788
dc.date.accessioned2023-01-31T20:42:21Z
dc.date.available2023-01-31
dc.date.available2023-01-31T20:42:21Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectServiços contábeis - qualidadept_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectComércio varejista - Uiraúna - PBpt_BR
dc.subjectUiraúna - PB - gestores de comércio varejistapt_BR
dc.subjectGestão de serviçospt_BR
dc.subjectQualidade em serviços contábeispt_BR
dc.subjectAccounting services - qualitypt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectRetail trade - Uiraúna - PBpt_BR
dc.subjectUiraúna - PB - retail managerspt_BR
dc.subjectService managementpt_BR
dc.subjectQuality in accounting servicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROGA, Renata Pinheiro Fernandes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAccounting services: a description of the perception of managers of retail companies in the city of Uiraúna - PB.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROGA, Renata Pinheiro Fernandes de. Serviços contábeis: uma descrição da percepção dos gestores das empresas do comércio varejista da cidade de Uiraúna - PB. 2011. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28788pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA PINHEIRO FERNANDES DE QUEIROGA - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS CCJS 2011.pdfRenata Pinheiro Fernandes de Queiroga - TCC Ciências Contábeis CCJS 2011.5.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.