Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28820
Title: Uma experiência com a metodologia lesson study: o caso do jogo Criminal Math.
Other Titles: An experience with the lesson study methodology: the case of the game Criminal Math.
Una experiencia con la metodología de estudio de lecciones: el caso del juego matemáticas criminales.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Emilly Joyce Alcântara da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NEVES, Regina da Silva Pina.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Tiêgo dos Santos.
Keywords: Formação de professores;Matemática - formação de professores;Teorema de Tales;Programa Residência Pedagógica - matemática;Aula - planejamento - matemática;Lesson study - metodologia;Jogo criminal Math - aula - matemática;Teacher training;Mathematics - teacher training;Thales Theorem;Pedagogical Residency Program - Mathematics;Classroom - planning - mathematics;Lesson study - methodology;Criminal game Math - class - math;Formación de profesores;Matemáticas - formación del profesorado;Aula - planificación - matemáticas;Estudio de la lección - metodología;Juego criminal matemáticas - clase - matemáticas
Issue Date: 14-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Emilly Joyce Alcântara da. Uma experiência com a metodologia lesson study: o caso do jogo Criminal Math. 2022. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo apresenta uma experiência com a metodologia Lesson Study (LS) durante a vivência no Programa de Residência Pedagógica de Matemática, o qual faz parte da formação inicial de professores. A LS segue algumas etapas para sua realização, como o planejamento da aula, a execução e a reflexão posterior. Tivemos como objetivo analisar as reflexões da aplicação do Jogo Criminal Math: um crime nas pirâmides, com uma turma de 1o ano do ensino médio, através da LS. Além disso, a metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa. Os resultados apontam alguns pontos do planejamento que não conseguiram ser implementados, como a questão do tempo e dificuldades dos alunos que não foram antecipadas. Contudo, o objetivo da aula foi alcançado, pois compreenderam o conteúdo do Teorema de Tales. Com as reflexões, concluiu-se que o jogo contribuiu para compreensão do tópico trabalhado e a aula foi divertida, porém deve haver modificações para futuras aplicações.
Abstract: This article presents an experience with the Lesson Study (LS) methodology during the experience in the Mathematics Pedagogical Residency Program, which is part of the initial teacher training. LS follows some steps for its realization, such as lesson planning, execution and subsequent reflection. We aimed to analyze the reflections of the application of the Criminal Math Game: a crime in the pyramids, with a 1st year high school class, through LS. Furthermore, the research methodology used was of a qualitative nature. The results point to some points of the planning that could not be implemented, such as the issue of time and difficulties of the students that were not anticipated. However, the objective of the class was achieved, as they understood the content of the Thales Theorem. With the reflections it was concluded that the game contributed to understanding and the class was fun, but there must be modifications for future applications.
???metadata.dc.description.resumen???: Este artículo presenta una experiencia con la metodología Lesson Study (LS) durante la experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica de Matemáticas, el que forma parte de la formación inicial del profesorado. LS sigue algunos pasos para su realización, como la planificación de la lección, la ejecución y la reflexión posterior. Nuestro objetivo fue analizar las reflexiones de la aplicación del Juego Matemático Criminal: una delincuencia en las piramides, con una clase de 1° de bachillerato, a traves de LS. Además Además, la metodología de investigación utilizada fue de carácter cualitativo. Los resultados señalar algunos puntos de la planificación que no se pudieron implementar, como el tema del tiempo y las dificultades de los estudiantes que no fueron previstas. Sin embargo, se logró el objetivo de la clase, ya que entendieron el contenido de la teorema de Tales. Con las reflexiones se concluyó que el juego contribuyó a comprensión del tema trabajado y la clase fue divertida, pero debe haber modificaciones para futuras aplicaciones.
Keywords: Formação de professores
Matemática - formação de professores
Teorema de Tales
Programa Residência Pedagógica - matemática
Aula - planejamento - matemática
Lesson study - metodologia
Jogo criminal Math - aula - matemática
Teacher training
Mathematics - teacher training
Thales Theorem
Pedagogical Residency Program - Mathematics
Classroom - planning - mathematics
Lesson study - methodology
Criminal game Math - class - math
Formación de profesores
Matemáticas - formación del profesorado
Aula - planificación - matemáticas
Estudio de la lección - metodología
Juego criminal matemáticas - clase - matemáticas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28820
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMILLY JOYCE ALCÂNTARA DA SILVA - ARTIGO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfEmilly Joyce Alcântara da Silva - Artigo Licenciatura em Matemática CES 2022373 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.