Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28824
Title: A nova gestão pública e as redes de influências na política educacional: uma análise da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB.
Other Titles: The new public management and the networks of influences in educational policy: an analysis of the municipal education network in Campina Grande - PB.
La nueva gestión pública y las redes de influencias en la política educativa: un análisis de la red municipal de educación en Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Silvana Cavalcanti Leal.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luciana Leandro da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Andréia Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MEDEIROS, Carlos Augusto de.
Keywords: Politica educacional;Nova gestão pública;Redes de influência;Fundação Lemann;Politicas publicas educacionais;Educational politics;New public management;Lemann Foundation;Influence networks;Educational public policies;Política educativa;Nueva administración pública;Fundación Lemann;Políticas públicas educativas
Issue Date: 24-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, Silvana Leandro da. A nova gestão pública e as redes de influência na política educacional: uma análise da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB. 2022. 157 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28824
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada ao estudo sobre “A Nova Gestão Pública e as Redes de Influência na Política Educacional: Uma Análise da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande - PB” desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Educação, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa História, Política e Gestão Educacionais, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Considerando o caráter gerencialista presente nas políticas educacionais da Rede Municipal, bem como, a crescente influência e atuação de instituições privadas participando dessas políticas, esta pesquisa se orientou pelo objetivo geral de identificar e analisar redes de influência em atuação na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande e as suas implicações nas políticas educacionais do município. Nessa perspectiva, buscou-se compreender como isso reforça a racionalidade neoliberal e a lógica gerencialista, na gestão educacional do município. O recorte temporal da pesquisa considera o ano de 2015, ano em que foi aprovado o Plano Municipal de Educação (PME), pela Lei Municipal nº 6.050, de 22 de junho de 2015, o que suscitou uma série de ações consequentes para o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, especialmente aquelas que tratam de melhorias de indicadores de resultados educacionais. A abordagem metodológica foi baseada na análise de rede e na etnografia de redes, utilizando a internet como campo para coleta de dados. A pesquisa fundamenta-se em uma leitura dialética dos conceitos gramscianos de hegemonia, sociedade civil e intelectuais orgânicos. Foi utilizada pesquisa bibliográfica e também documental como caminho metodológico para a coleta e análise de dados que permitiram responder à questão central desta dissertação. A partir desta pesquisa, foi possível identificar que (1) a Rede Municipal de Ensino de Campina Grande vem desenvolvendo sua política educacional em torno de parcerias e de acordos de cooperação, dentre outras terminologias, com organizações privadas e outras que operam na educação brasileira e que influenciam políticas e práticas educacionais; e que (2) essas formas de governança em educação representam o aprofundamento de práticas e também novas iniciativas que reforçam a racionalidade neoliberal e a lógica gerencial. Nesse contexto, destaca-se a atuação da Fundação Lemann, por meio do Instituto Gesto e do Programa Formar, que, mediante o trabalho em rede, participam e influenciam na formulação e implementação das políticas educacionais no município, mobilizando atores privados parceiros como estratégia de fortalecimento e ampliação da política gerencialista.
Abstract: This dissertation presents a research focused on the study of “The New Public Management and the Networks of Influence in Educational Policy: An Analysis of the Municipal Education Network of Campina Grande - PB” developed in the Academic Master in Education, through the Postgraduate Program in Education, in the research line Educational History, Politics and Management, from the Federal University of Campina Grande – UFCG. Considering the managerial character present in the educational policies of the Municipal Network, as well as the growing influence and performance of private institutions participating in these policies, this research was guided by the general objective of identifying and analyzing networks of influence in operation in the Municipal Education Network of Campina Grande and its implications in the educational policies of the municipality. From this perspective, we sought to understand how this reinforces neoliberal rationality and managerial logic in the educational management of the municipality. The time frame of the research considers the year 2015, the year in which the Municipal Education Plan (PME) was approved, by Municipal Law No. established goals and strategies, especially those dealing with improvements in educational outcome indicators. The methodological approach was based on network analysis and network ethnography, using the internet as a field for data collection. The research is based on a dialectical reading of Gramsci's concepts of hegemony, civil society and organic intellectuals. Bibliographical and documentary research was used as a methodological path for the collection and analysis of data that allowed answering the central question of this dissertation. From this research, it was possible to identify that (1) the Municipal Teaching Network of Campina Grande has been developing its educational policy around partnerships and cooperation agreements, among other terminologies, with private organizations and others that operate in Brazilian education and that influence educational policies and practices; and that (2) these forms of governance in education represent the deepening of practices and also new initiatives that reinforce neoliberal rationality and managerial logic. In this context, the work of the Lemann Foundation stands out, through the Gesto Institute and the Formar Program, which, through networking, participate and influence the formulation and implementation of educational policies in the municipality, mobilizing private partner actors as a strategy of strengthening and expansion of the managerial policy.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta tesis presenta una investigación centrada en el estudio de “La Nueva Gestión Pública y la Redes de Influencia en la Política Educativa: Un Análisis de la Red Municipal de Educación de Campina Grande - PB” desarrollado en la Maestría Académica en Educación, a través de la Programa de Posgrado en Educación, en la línea de investigación Historia, Política y Gestión Educación, de la Universidad Federal de Campina Grande – UFCG. teniendo en cuenta el carácter gerencialismo presente en las políticas educativas de la Red Municipal, así como la creciente influencia y desempeño de las instituciones privadas que participan en estas políticas, esta investigación guiada por el objetivo general de identificar y analizar las redes de influencia que operan en la Red Educación Municipal de Campina Grande y sus implicaciones en las políticas educativas de la Condado. Desde esta perspectiva, buscamos comprender cómo esto refuerza la racionalidad lógica neoliberal y empresarial, en la gestión educativa del municipio. El marco de tiempo de la investigación considera el año 2015, año en que se aprobó el Plan Municipal de Educación (PME), por la Ley Municipal N° 6.050, del 22 de junio de 2015, que dio origen a una serie de acciones consecuentes para el cumplimiento de las metas y estrategias establecidas, especialmente aquellos que se ocupan de las mejoras en los indicadores de resultados educativos. el enfoque metodología se basó en el análisis de redes y la etnografía de redes, utilizando internet como campo de recogida de datos. La investigación parte de una lectura dialéctica de la Conceptos gramscianos de hegemonía, sociedad civil e intelectuales orgánicos. Fue utilizado investigación bibliográfica y documental como camino metodológico para la recopilación y análisis de datos que permitió dar respuesta a la pregunta central de esta disertación. De esto investigación, fue posible identificar que (1) la Red Municipal de Educación de Campina Grande viene desarrollando su política educativa en torno a las asociaciones y cooperación, entre otras terminologías, con organizaciones privadas y otras que operan en el la educación brasileña y que influyen en las políticas y prácticas educativas; y que (2) estas formas de la gobernabilidad en la educación representan la profundización de prácticas y también nuevas iniciativas que refuercen la racionalidad neoliberal y la lógica empresarial. En ese contexto, destaca la labor de la Fundación Lemann, a través del Instituto Gesto y el Programa Formar, quienes, a través del trabajo en red, participan e inciden en la formulación y implementación de políticas educativas en el municipio, movilizando actores privados socios como estrategia para fortalecer y ampliar la política empresarial.
Keywords: Politica educacional
Nova gestão pública
Redes de influência
Fundação Lemann
Politicas publicas educacionais
Educational politics
New public management
Lemann Foundation
Influence networks
Educational public policies
Política educativa
Nueva administración pública
Fundación Lemann
Políticas públicas educativas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Política Educacional
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28824
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVANA CAVALCANTI LEAL MORAIS – DISSERTAÇÃO PPGEd 2022.pdfSilvana Cavalcanti Leal Morais - Dissertação PPGEd 20222.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.