Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28826
Title: Utilização da metodologia lesson study no ensino da condição de alinhamento de três pontos: uma experiência desenvolvida no estágio curricular supervisionado.
Other Titles: Use of the lesson study methodology in teaching the three-point alignment condition: an experience developed in the supervised curricular internship.
Uso de la metodología de estudio de lecciones en la enseñanza de la condición de alineación de tres puntos: una experiencia desarrollada en la pasantía curricular supervisada.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Camila Buena Salustiano de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Fabíola da Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRITO, Leonardo Lira de.
Keywords: Matemática;Lesson study;Lesson study - ensino médio - Cuité - PB;Estágio curricular supervisionado;Estágio curricular supervisionado - Cuité - PB;Matemática - estágio curricular supervisionado;Condição de alinhamento de três pontos;Mathematics;Lesson study - high school - Cuité - PB;Supervised internship;Supervised curricular internship - Cuité - PB;Mathematics - supervised curricular internship;Three-point alignment condition;Matemáticas;Estudio de la lección;Estudio de lecciones - bachillerato - Cuité - PB;Pasantía supervisada;Práctica curricular supervisada - Cuité - PB;Matemáticas - pasantía curricular supervisada;Condición de alineación de tres puntos
Issue Date: 20-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Camila Buena Salustiano de. Utilização da metodologia lesson study no ensino da condição de alinhamento de três pontos: uma experiência desenvolvida no estágio curricular supervisionado. 2022. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Lesson Study pode contribuir para o ensino da condição de alinhamento de três pontos no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. As regências foram realizadas em agosto de 2022 em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola na cidade de Cuité - PB. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos a Lesson Study (LS) cujo ciclo contém três etapas: estudo e planejamento colaborativo; desenvolvimento das aulas na escola com observação de colegas; e reflexão conjunta sobre o que aconteceu durante as aulas ministradas. Utilizamos uma abordagem qualitativa nesta pesquisa e os resultados mostraram que a LS contribuiu para aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos estagiários.
Abstract: This research aims to analyze how the Lesson Study can contribute to the teaching of the three-point alignment condition in the context of the Supervised Curricular Stage. The regencies were held in August 2022 in a third year high school class at a school in Cuité – PB city. To achieve the proposed objective, we used the Lesson Study (LS) whose cycle contains three steps: study and collaborative planning; development of classes at school with peer observation; and joint reflection on what happened during the classes taught. We used a qualitative approach in this research and the results showed that SL contributed to student learning and the professional development of interns.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación tiene como objetivo analizar cómo el Estudio de Lección puede contribuir a la enseñanza de la condición de alineación de tres puntos en el contexto de la Práctica Curricular Supervisada. Las regencias se llevaron a cabo en Agosto de 2022 en una clase de tercer año de secundaria en una escuela de la ciudad de Cuité - PB. Para Para lograr el objetivo propuesto se utilizó el Lesson Study (LS) cuyo ciclo contiene tres etapas: estudio y planificación colaborativo; desarrollo de clases en la escuela con observación de pares; y reflexión conjunta sobre lo que tuvo lugar durante las clases impartidas. Utilizamos un enfoque cualitativo en esta investigación y los resultados mostró que SL contribuyó al aprendizaje de los estudiantes y al desarrollo profesional de los pasantes.
Keywords: Matemática
Lesson study
Lesson study - ensino médio - Cuité - PB
Estágio curricular supervisionado
Estágio curricular supervisionado - Cuité - PB
Matemática - estágio curricular supervisionado
Condição de alinhamento de três pontos
Mathematics
Lesson study - high school - Cuité - PB
Supervised internship
Supervised curricular internship - Cuité - PB
Mathematics - supervised curricular internship
Three-point alignment condition
Matemáticas
Estudio de la lección
Estudio de lecciones - bachillerato - Cuité - PB
Pasantía supervisada
Práctica curricular supervisada - Cuité - PB
Matemáticas - pasantía curricular supervisada
Condición de alineación de tres puntos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Métodos e Técnicas de Ensino
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28826
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA BUENA SALUSTIANO DE MEDEIROS - ARTIGO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfCamila Buena Salustiano de Medeiros - Artigo Licenciatura em Matemática CES 2022366.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.