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Title: Realidade aumentada e varejo inteligente: um estudo sobre a percepção do usuário.
Other Titles: Augmented reality and smart retail: a study on user perception.
???metadata.dc.creator???: REGES, Karen Ermínia Aragão.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Laura Maria Aguiar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
Keywords: Realidade aumentada;Varejo inteligente;Estudo de percepção;Percepção do usuário;Intenção de compra;Aplicativos de realidade aumentada - varejo;Technology Acceptance Model;E-commerce Software;SmartPLS 4;Augmented reality;Smart retail;Perception study;User perception;Buy intention;Augmented reality apps - retail
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: REGES, Karen Ermínia Aragão. Realidade aumentada e varejo inteligente: um estudo sobre a percepção do usuário. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28833
???metadata.dc.description.resumo???: Os ambientes de varejo são desafiados a se tornar mais inteligentes e oferecer maior valor aos consumidores e varejistas. Uma abordagem cada vez mais reconhecida como tendo potencial para permitir o varejo inteligente são os aplicativos de realidade aumentada. Abordando lacunas de pesquisa importantes para diferenciar os processos de criação de valor de realidade aumentada de outras tecnologias de processo interativo, em especial no setor de construção civil. Desta forma, este estudo buscou analisar o impacto do uso de realidade aumentada na experiência de compra do usuário em dispositivos móveis. A partir do Technology Acceptance Model (TAM), adaptado por Castro (2020) para aplicações de realidade aumentada com o uso do aplicativo de RA, CoralVisualizer, com o qual foi desenvolvida uma Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com o uso do software SmartPLS 4®. Assim, foram aplicados questionários de forma online e presencial, com uma amostra resultante de 190 respondentes. Os resultados obtidos mostram que os consumidores ficam mais satisfeitos, confiantes e têm certeza em sua escolha de produto quando experimentam um produto virtual usando RA, além de ficarem mais felizes e relaxados durante o uso dessa tecnologia. Sendo o aspecto cognitivo da escolha a consideração mais dominante para os consumidores. Ademais, demonstrou que a tecnologia de RA é um ativo inestimável que deve fazer parte das estratégias de marketing adotadas pelos varejistas.
Abstract: Retail environments are challenged to become smarter and deliver greater value to consumers and retailers. One approach increasingly recognized as having the potential to enable smart retailing is augmented reality applications. It addresses the gap in important research to differentiate the value creation processes of augmented reality from other interactive process technologies, particularly in the construction industry. Thus, this study sought to analyze the impact of the use of augmented reality on the user's shopping experience on mobile devices. Based on the Technology Acceptance Model (TAM), adapted by Castro (2020) for augmented reality applications using the AR application, CoralVisualizer, with which a Structural Equation Modeling (SEM) was developed using the SmartPLS 4® software. Thus, questionnaires were applied online and in person, with a resulting sample of 190 respondents. The results obtained show that consumers are more satisfied, confident and certain in their product choice when they experience a virtual product using AR, and are happier and more relaxed while using this technology. The cognitive aspect of choice being the most dominant consideration for consumers. Furthermore, it demonstrated that AR technology is an invaluable asset that should be part of retailers' marketing strategies.
Keywords: Realidade aumentada
Varejo inteligente
Estudo de percepção
Percepção do usuário
Intenção de compra
Aplicativos de realidade aumentada - varejo
Technology Acceptance Model
E-commerce Software
SmartPLS 4
Augmented reality
Smart retail
Perception study
User perception
Buy intention
Augmented reality apps - retail
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28833
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