Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28833
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDREGES, K. E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948248748034716pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Laura Maria Aguiar.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, L. M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8428274442746552pt_BR
dc.contributor.referee1AGUIAR, Edvan Cruz.-
dc.contributor.referee2CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.-
dc.description.resumoOs ambientes de varejo são desafiados a se tornar mais inteligentes e oferecer maior valor aos consumidores e varejistas. Uma abordagem cada vez mais reconhecida como tendo potencial para permitir o varejo inteligente são os aplicativos de realidade aumentada. Abordando lacunas de pesquisa importantes para diferenciar os processos de criação de valor de realidade aumentada de outras tecnologias de processo interativo, em especial no setor de construção civil. Desta forma, este estudo buscou analisar o impacto do uso de realidade aumentada na experiência de compra do usuário em dispositivos móveis. A partir do Technology Acceptance Model (TAM), adaptado por Castro (2020) para aplicações de realidade aumentada com o uso do aplicativo de RA, CoralVisualizer, com o qual foi desenvolvida uma Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com o uso do software SmartPLS 4®. Assim, foram aplicados questionários de forma online e presencial, com uma amostra resultante de 190 respondentes. Os resultados obtidos mostram que os consumidores ficam mais satisfeitos, confiantes e têm certeza em sua escolha de produto quando experimentam um produto virtual usando RA, além de ficarem mais felizes e relaxados durante o uso dessa tecnologia. Sendo o aspecto cognitivo da escolha a consideração mais dominante para os consumidores. Ademais, demonstrou que a tecnologia de RA é um ativo inestimável que deve fazer parte das estratégias de marketing adotadas pelos varejistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleRealidade aumentada e varejo inteligente: um estudo sobre a percepção do usuário.pt_BR
dc.date.issued2023-02-10-
dc.description.abstractRetail environments are challenged to become smarter and deliver greater value to consumers and retailers. One approach increasingly recognized as having the potential to enable smart retailing is augmented reality applications. It addresses the gap in important research to differentiate the value creation processes of augmented reality from other interactive process technologies, particularly in the construction industry. Thus, this study sought to analyze the impact of the use of augmented reality on the user's shopping experience on mobile devices. Based on the Technology Acceptance Model (TAM), adapted by Castro (2020) for augmented reality applications using the AR application, CoralVisualizer, with which a Structural Equation Modeling (SEM) was developed using the SmartPLS 4® software. Thus, questionnaires were applied online and in person, with a resulting sample of 190 respondents. The results obtained show that consumers are more satisfied, confident and certain in their product choice when they experience a virtual product using AR, and are happier and more relaxed while using this technology. The cognitive aspect of choice being the most dominant consideration for consumers. Furthermore, it demonstrated that AR technology is an invaluable asset that should be part of retailers' marketing strategies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28833-
dc.date.accessioned2023-02-14T23:59:55Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-14T23:59:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectVarejo inteligentept_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectPercepção do usuáriopt_BR
dc.subjectIntenção de comprapt_BR
dc.subjectAplicativos de realidade aumentada - varejopt_BR
dc.subjectTechnology Acceptance Modelpt_BR
dc.subjectE-commerce Softwarept_BR
dc.subjectSmartPLS 4pt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectSmart retailpt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectUser perceptionpt_BR
dc.subjectBuy intentionpt_BR
dc.subjectAugmented reality apps - retailpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorREGES, Karen Ermínia Aragão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAugmented reality and smart retail: a study on user perception.pt_BR
dc.identifier.citationREGES, Karen Ermínia Aragão. Realidade aumentada e varejo inteligente: um estudo sobre a percepção do usuário. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28833pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAREN ERMÍNIA ARAGÃO REGES - ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2023.pdfKaren Ermínia Aragão Reges - TCC Artigo Administração CH 2023365.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.