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Title: Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.
Other Titles: Acceptance and use of M-commerce by university students.
???metadata.dc.creator???: ARAGÃO, Samara Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Laura Maria Aguiar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
Keywords: M-commerce;Estudantes universitários - M-commerce - aceitação;Intenção de compra;Comportamento de compra;Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 - UTAUT2;UTAUT2 - Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2;Modelagem de equações estruturais;Survey online;University students - M-commerce - acceptance;Buy intention;Buying behavior;Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 - UTAUT2;UTAUT2 - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2;Structural equation modeling;Online survey
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAGÃO, Samara Gomes. Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários. 2023. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835
???metadata.dc.description.resumo???: Apesar da vasta literatura sobre uso e aceitação de tecnologias por parte dos consumidores, ainda são poucos os trabalhos que tratam sobre a intenção e comportamento de compra de jovens universitários em aplicativos de m-commerce. O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores antecedentes do uso de aplicativos móveis no comportamento de compra de estudantes universitários. Através de um modelo com base na Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT2), foi desenvolvida uma Modelagem de Equações Estruturais, com um survey online junto ao público-alvo (estudantes universitários), obtendo uma amostra de 256 respondentes. Os resultados demonstraram que a expectativa de esforço, influência social, condições facilitadoras e hábito se relacionam positivamente a intenção de compra dos estudantes universitários em aplicativos móveis, no entanto, o mesmo não ocorre com as variáveis expectativa de desempenho, motivação hedônica e valor de preço. Verificou-se ainda que a intenção de compra é precedente positiva e significativa do comportamento de compra dos consumidores. O artigo contribui para uma melhor compreensão teórica acerca das razões pelas quais os jovens fazem compras por meio de aplicativos móveis, sobretudo, dos fatores que se relacionam com a intenção de comprar e que, por consequência, motivam o seu comportamento.
Abstract: Acceptance and use of M-commerce by university students. Despite the vast literature on the use and acceptance of technologies by consumers, there are still few works that deal with the intention and buying behavior of university students in mcommerce applications. The present study aimed to analyze the antecedent factors of the use of mobile applications in the purchasing behavior of university students. Through a model based on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2), a Structural Equation Modeling was developed, with an online survey with the target audience (university students), obtaining a sample of 256 respondents. The results showed that the expectation of effort, social influence, facilitating conditions and habit are positively related to the purchase intention of university students in mobile applications, however, the same does not occur with the variables performance expectation, hedonic motivation and price value. It was also found that purchase intention is a positive and significant precedent of consumer buying behavior. The article contributes to a better theoretical understanding of the reasons why young people make purchases through mobile applications, especially the factors that are related to the intention to buy and that, consequently, motivate their behavior.
Keywords: M-commerce
Estudantes universitários - M-commerce - aceitação
Intenção de compra
Comportamento de compra
Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 - UTAUT2
UTAUT2 - Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2
Modelagem de equações estruturais
Survey online
University students - M-commerce - acceptance
Buy intention
Buying behavior
Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 - UTAUT2
UTAUT2 - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2
Structural equation modeling
Online survey
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835
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