Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28838
Title: Aperte o play! A gamificação no comportamento de uso de aplicativos de serviços.
Other Titles: Press play! Gamification in the use of service applications.
???metadata.dc.creator???: SANTANA, Antonia Aritha Valcaci.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Laura Maria Aguiar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CALDAS, Patrícia Trindade.
Keywords: Gamificação em aplicativos móveis;Gamification in mobile apps;Aplicativo de serviços;Service application;Engajamento - aplicativos;Engagement - apps;Jogos;Games;Modelagem de equações estruturais;Structural equation modeling;Mínimos quadrados parciais;Partial Least Squares;Método dos mínimos quadrados parciais;Partial least squares method;Plataformas gamificadas;Gamified platforms
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTANA, Antonia Aritha Valcaci. Aperte o play! A gamificação no comportamento de uso de aplicativos de serviços. 2023. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28838
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos a gamificação tem ganhado força na implementação de meios estratégicos atrelados ao marketing, como elementos lúdicos e mecânicas familiares aos games, no objetivo de impulsionar o envolvimento dos usuários em seus produtos e serviços. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar de que maneiras as estratégias da gamificação tem impactado no engajamento de uso em aplicativos de serviços digitais. A partir de uma modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, a pesquisa contou com a aplicação de um questionário de forma online junto ao público-alvo (usuários de aplicativos gamificados), obtendo uma amostra com 109 respondentes. Os resultados demonstraram que a expectativa de desempenho, influência social, intenção de uso e uso afetam positivamente na intenção comportamental a utilização das plataformas gamificadas, ao contrário das condições facilitadoras e expectativa de esforço. Este estudo contribui para maior compreensão e aprimoramento de pesquisas relacionadas à eficácia da gamificação em aplicativos móveis, a fim de avançar na aplicação de novas estratégias capazes de compreender as percepções de seus consumidores, eficazes em proporcionar funcionalidades e experiências estimulantes.
Abstract: In recent years, gamification has gained strength in the implementation of strategic means linked to marketing, such as playful elements and mechanics familiar to games, in order to boost user involvement in their products and services. Thus, the present study aimed to analyze how gamification strategies have an impact on user engagement in digital service applications. From a structural equation modeling with estimation by partial least squares, the research included the application of an online questionnaire with the target audience (gamified app users), obtaining a sample with 109 respondents. The results showed that the performance expectation, social influence, intention of use and use positively affect the behavioral intention of using gamified platforms, as opposed to facilitating conditions and effort expectation. This study contributes to greater understanding and improvement of research related to the effectiveness of gamification in mobile applications, in order to advance in the application of new strategies capable of understanding the perceptions of its consumers, effective in providing functionalities and stimulating experiences.
Keywords: Gamificação em aplicativos móveis
Gamification in mobile apps
Aplicativo de serviços
Service application
Engajamento - aplicativos
Engagement - apps
Jogos
Games
Modelagem de equações estruturais
Structural equation modeling
Mínimos quadrados parciais
Partial Least Squares
Método dos mínimos quadrados parciais
Partial least squares method
Plataformas gamificadas
Gamified platforms
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28838
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIA ARITHA VALCACI SANTANA - ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2023.pdfAntonia Aritha Valcaci Santana - Artigo Administração CH 2023323.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.