Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28847
Title: Eu, marketing: marketing pessoal na percepção dos discentes de Administração de uma IES pública.
Other Titles: Me, marketing: personal marketing in the perception of management students at a public hei.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Viviane Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Laura Maria Aguiar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
Keywords: Marketing pessoal;Personal marketing;Estudo de percepção;Perception study;Empregabilidade;Employability;Discentes - marketing pessoal;Students - personal marketing
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Viviane Fernandes de. Eu, marketing: marketing pessoal na percepção dos discentes de Administração de uma IES pública. 2023. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28847
???metadata.dc.description.resumo???: Com a alta competitividade no mercado de trabalho, o indivíduo necessita buscar diferenciais que o levem a se destacar dos concorrentes. Nessa perspectiva, o marketing pessoal busca atuar surgindo como conjunto de ações estratégicas planejadas para facilitar o sucesso pessoal e profissional. Estudos ressaltam a relevância desse contexto para os universitários, tendo em vista que o marketing pessoal torna-se um bom diferencial competitivo no mercado de trabalho para os indivíduos que souberem colocar em prática as técnicas corretamente. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar como os discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) percebem o marketing pessoal como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Para tanto, utilizou-se o modelo proposto por Manai e Holmlund (2015). A pesquisa classifica-se como qualitativa, onde, a partir de um roteiro semiestruturado, envolveu a realização de entrevistas on-line com 15 respondentes, utilizando como técnica, para observação das respostas, a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os respondentes não possuem conhecimento teórico sobre o assunto, no entanto praticam algumas ações de marketing pessoal de forma inconsciente. Com isso, o estudo mostrou também que há necessidade do curso tratar transversalmente ou de forma disciplinar o tema em discussão.
Abstract: With the high competitiveness in the job market, the individual needs to seek differentials that lead him to stand out from competitors. From this perspective, personal marketing seeks to act as a set of strategic actions planned to facilitate personal and professional success. Studies highlight the relevance of this context for university students, considering that personal marketing becomes a good competitive advantage in the labor market for individuals who know how to put the techniques into practice correctly. In view of this, the present study aimed to analyze how students of the Administration course at the Federal University of Campina Grande (UFCG) perceive personal marketing as a tool for personal and professional development. For that, the model proposed by Manai and Holmlund (2015) was used. The research is classified as qualitative, where, from a semi-structured script, it involved conducting online interviews with 15 respondents, using content analysis as a technique for observing the responses. The results showed that the respondents do not have theoretical knowledge on the subject, however they unconsciously practice some personal marketing actions. With this, the study also showed that there is a need for the course to deal transversally or in a disciplinary way with the topic under discussion.
Keywords: Marketing pessoal
Personal marketing
Estudo de percepção
Perception study
Empregabilidade
Employability
Discentes - marketing pessoal
Students - personal marketing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28847
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVIANE FERNANDES DE SOUZA - ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2023.pdfViviane Fernandes de Souza - Artigo Administração CH 2023609.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.