Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2885
Title: Gramática do afeto: usos de canções para estudos gramaticais no ensino fundamental II.
Other Titles: Affection grammar: uses of songs for grammar studies in elementary school II.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Tiago Silva da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LACERDA, Maria Vanice de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de.
Keywords: Gramática - ensino;Ensino fundamental;Tipos gramaticais;Gêneros textuais;Canção;Língua portuguesa - ensino;Grammar - teaching;Elementary School;Grammatical types;Textual genres;Song;Portuguese language - teaching
Issue Date: 30-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Tiago Silva da. Gramática do afeto: usos de canções para estudos gramaticais no ensino fundamental II. 2018. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de gramática continua sendo um desafio diário para os professores. Com isso, existem muitas incertezas para esses docentes quanto à eficácia dessa disciplina no desenvolvimento linguístico dos seus aprendizes. Também se constatou sérios problemas de aprendizagem dessa área do ensino de Língua Portuguesa, visto que, além de sua complexidade de abstração, do desinteresse mútuo – professores e alunos – há um certo distanciamento entre gramática e o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos. Para embasarmos nossas pesquisas a respeito das concepções gramaticais e suas implicações para o ensino, levamos em contra, dentre outros autores, as considerações de Travaglia (2011), Neves (2008), Oliveira (2010), Possenti (1996), Antunes (2014), Bagno (2010), Franchi (2006), PCN (1998), Castilho (2014), Camara (2004) e Perini (2010). A respeito do ensino de gramática e as justificativas do uso do gênero canção nesse processo nos amparamos em Simões, Karol e Salomão (2007), Cagliari (2009), Marchuschi (2014), Loureiro (2003), Ferreira (2011), os PCN (1998), dentre outros autores. Por fim, para tecermos as propostas, foram válidas as contribuições de Schneuwly e Dolz (2004), Simões, Karol e Salomão (2007), Ferreira (2011), Costa (2010), os PCN (1998) etc. Tendo em vista essas constatações, buscamos, nesta pesquisa, discutir os três tipos de gramáticas mais comuns no ensino escolar – normativa, descritiva e internalizada – no intuito de chegarmos a um meio termo quanto à gramática mais adequada para o ensino na escola de ensino fundamental. Com isso, percebeu-se que os referidos tipos gramaticais, bem como outros que não citamos nesta dissertação, podem ser viáveis ao ensino. Cabe ao professor ter o discernimento para usá-las. Depois, tratamos sobre o ensino da gramática numa perspectiva mais criativa e significativa para os alunos com o gênero canção. Por ser um gênero que a maioria dos jovens aprecia e com o qual convive diariamente, apostamos que também ele pode ser de grande valia para embasarmos nossas aulas de gramática. Em consequência disso, propomos canções autorais e paródias para o ensino de gramática no 9º ano, podendo ser adaptadas a outras séries. Os assuntos abordados nas canções foram as orações coordenadas e subordinadas, a crase, o processo de formação de palavras e os uso dos porquês, por serem parte do currículo do 9º ano e também pelas dificuldades que os alunos têm com esses conteúdos. Com essas propostas, almejamos tornar o ensino de gramática prazeroso e significativo para o aprendiz, bem como auxiliar professores do ensino básico no nosso país. Como recurso auxiliar para o professor, por fim, apresentamos um caderno pedagógico com propostas de atividades que visam ampliar as abordagens metodológicas propostas para o ensino de gramática, bem como um cd autoral com as canções que utilizamos ao longo deste trabalho, que julgamos indispensáveis para um profícuo trabalho com a Língua Portuguesa, especialmente no tocante ao ensino de gramática.
Abstract: Grammar teaching continues to be a daily challenge for teachers. With this, there are many uncertainties for these professors about the effectiveness of this discipline in the linguistic development of their apprentices. There was also serious learning problems in this area of the teaching of Portuguese language, since, in addition to its complexity of abstraction, of mutual disinterest – teachers and students – there is a certain gap between grammar and the development of Students communicative competences. To base our research on grammatical conceptions and their implications for teaching, we take against, among other authors, the considerations of Travaglia (2011), Neves (2008), Oliveira (2010), Possenti (1996), Antunes (2014), Bagno (2010), Franchi (2006), PCN (1998), Castilho(2014), Camara (2004) and Perini (2010). Regarding the teaching of grammar and the justifications of the use of the song in this process we have been supporting in Simões, Karol and Solomão (2007), Cagliari (2009), Marchuschi (2014), Loureiro (2003), Ferreira (2011), The PCN (1998), among other authors. Finally, to assist us in the proposals, the contributions of Schneuwly and Dolz (2004), Simões, Karol and Solomão (2007), Ferreira (2011), Costa (2010), The PCN (1998) etc. In view of these findings, it was sought, in this research, to discuss the three types of grammars common in school education – normative, descriptive and internalized – by making comments pros and against, in order to arrive at a middle ground of which grammar is the most suitable to be used in elementary school. With this, it was found that the three and others that we do not mention in the dissertation can be viable to teaching. It is up to the teacher to have the discernment to use them. Afterwards, we dealt with the teaching of grammar in a more creative and meaningful perspective for students with the song genre. Because it is a genre that most young people enjoy and live with on a daily basis, we bet that it can also be of great value to base our grammar classes. As a result, we propose authoral songs and parodies for grammar teaching in the ninth grade, and can be adapted to other series. The subjects covered in the songs were: the coordinated and subordinate sentences, the crasis, the process of word formation and the use of whys, because they were part of the curriculum of the 9th year and also for the degree of difficulties presented by the students. With these proposals, we aim to make grammar teaching more pleasurable and more meaningful for the studants, as well as to assist elementary school teachers in our country. As an auxiliary resource for the teacher, finally, we present a pedagogical booklet with proposals for activities that aim to broaden the methodological approaches proposed for grammar teaching, as well as the authorial cd with the songs we use throughout this work, which we consider indispensable for a profitable work with the Portuguese language, especially with regard to the teaching of grammar.
Keywords: Gramática - ensino
Ensino fundamental
Tipos gramaticais
Gêneros textuais
Canção
Língua portuguesa - ensino
Grammar - teaching
Elementary School
Grammatical types
Textual genres
Song
Portuguese language - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2885
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TIAGO SILVA DA COSTA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2018.pdfTiago Silva da Costa - Dissertação PROFLETRAS. 2018.1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.