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Title: Endomarketing no sentimento de pertencimento do cliente interno.
Other Titles: Endomarketing in the internal customer's feeling of belonging.
???metadata.dc.creator???: FREIRES, Rafaela Tayane Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Laura Maria Aguiar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Sídia Fonseca.
Keywords: Endomarketing;Cliente interno - endomarketing;Internal customer - endomarketing;Pertencimento - sentimento do cliente interno;Belonging - feeling of the internal customer;Satisfação - cliente interno;Satisfaction - internal customer;Estudo de caso;Case study;Catolé do Rocha - PB - empresa calçadista;Catolé do Rocha - PB - footwear company;Segmento de calçados - empresa - endomarketing;Footwear segment - company - internal marketing
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREIRES, Rafaela Tayane Costa. Endomarketing no sentimento de pertencimento do cliente interno. 2023. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28857
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo possui como objetivo analisar o endomarketing como um influenciador do sentimento de pertencimento do cliente interno em uma empresa do segmento de calçados, composta por mais de cinquenta colaboradores, localizada na cidade de Catolé do Rocha-PB. A partir da revisão de literatura envolvendo a temática de Endomarketing, Mix ou Composto de Endomarketing e cliente interno, se realizou um estudo de abordagem quali-quantitativa com caráter exploratório, sendo um estudo de caso simples. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a de questionário estruturado, aplicado com quarenta e nove funcionários, e um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado com a gestora da empresa. Este número foi definido devido à quantidade de sujeitos disponíveis para a realização do estudo. O método de análise, foi a análise de conteúdo para a pesquisa qualitativa e o auxílio do Excel para a pesquisa quantitativa. Os resultados relataram a satisfação dos sujeitos quanto às ações do Endomarketing na organização, entendendo que os clientes internos da empresa se sentem pertencentes a ela. Porém, existe uma necessidade de melhoria em programas de treinamentos, estímulos e comunicação. A pesquisa contribuiu com a empresa, com os estudos de Administração e com outros gestores no fator gerencial do tema.
Abstract: This article aimed to analyze internal marketing as an influencer of the feeling of belonging of the internal customer in a company in the footwear segment, composed of more than fifty employees, located in the city of Catolé do Rocha-PB. From the literature review involving the theme of Endomarketing, Mix or Compound of Endomarketing and internal customer, a qualitative and quantitative approach study was carried out with an exploratory character, being a simple case study. The data collection techniques employed were a structured questionnaire, applied to forty-nine employees, and a semi-structured interview script, applied to the company's manager. This number was defined due to the number of subjects available to carry out the study. The method of analysis was content analysis for qualitative research and the aid of Excel for quantitative research. The results reported the subjects' satisfaction regarding the Endomarketing actions in the organization, understanding that the company's internal customers feel that they belong to it. However, there is a need for improvement in training, stimulus and communication programs. The research contributed with the company, with the studies of Administration and with other managers in the managerial factor of the theme.
Keywords: Endomarketing
Cliente interno - endomarketing
Internal customer - endomarketing
Pertencimento - sentimento do cliente interno
Belonging - feeling of the internal customer
Satisfação - cliente interno
Satisfaction - internal customer
Estudo de caso
Case study
Catolé do Rocha - PB - empresa calçadista
Catolé do Rocha - PB - footwear company
Segmento de calçados - empresa - endomarketing
Footwear segment - company - internal marketing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28857
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