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dc.creator.IDFREIRES, R. T. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Laura Maria Aguiar.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, L. M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8428274442746552pt_BR
dc.contributor.referee1ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.-
dc.contributor.referee1IDABRANTES, L. A. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402966533535337pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Sídia Fonseca.-
dc.contributor.referee2IDALMEIDA, S. F.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo possui como objetivo analisar o endomarketing como um influenciador do sentimento de pertencimento do cliente interno em uma empresa do segmento de calçados, composta por mais de cinquenta colaboradores, localizada na cidade de Catolé do Rocha-PB. A partir da revisão de literatura envolvendo a temática de Endomarketing, Mix ou Composto de Endomarketing e cliente interno, se realizou um estudo de abordagem quali-quantitativa com caráter exploratório, sendo um estudo de caso simples. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a de questionário estruturado, aplicado com quarenta e nove funcionários, e um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado com a gestora da empresa. Este número foi definido devido à quantidade de sujeitos disponíveis para a realização do estudo. O método de análise, foi a análise de conteúdo para a pesquisa qualitativa e o auxílio do Excel para a pesquisa quantitativa. Os resultados relataram a satisfação dos sujeitos quanto às ações do Endomarketing na organização, entendendo que os clientes internos da empresa se sentem pertencentes a ela. Porém, existe uma necessidade de melhoria em programas de treinamentos, estímulos e comunicação. A pesquisa contribuiu com a empresa, com os estudos de Administração e com outros gestores no fator gerencial do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleEndomarketing no sentimento de pertencimento do cliente interno.pt_BR
dc.date.issued2023-02-09-
dc.description.abstractThis article aimed to analyze internal marketing as an influencer of the feeling of belonging of the internal customer in a company in the footwear segment, composed of more than fifty employees, located in the city of Catolé do Rocha-PB. From the literature review involving the theme of Endomarketing, Mix or Compound of Endomarketing and internal customer, a qualitative and quantitative approach study was carried out with an exploratory character, being a simple case study. The data collection techniques employed were a structured questionnaire, applied to forty-nine employees, and a semi-structured interview script, applied to the company's manager. This number was defined due to the number of subjects available to carry out the study. The method of analysis was content analysis for qualitative research and the aid of Excel for quantitative research. The results reported the subjects' satisfaction regarding the Endomarketing actions in the organization, understanding that the company's internal customers feel that they belong to it. However, there is a need for improvement in training, stimulus and communication programs. The research contributed with the company, with the studies of Administration and with other managers in the managerial factor of the theme.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28857-
dc.date.accessioned2023-02-15T19:56:28Z-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-02-15T19:56:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectCliente interno - endomarketingpt_BR
dc.subjectInternal customer - endomarketingpt_BR
dc.subjectPertencimento - sentimento do cliente internopt_BR
dc.subjectBelonging - feeling of the internal customerpt_BR
dc.subjectSatisfação - cliente internopt_BR
dc.subjectSatisfaction - internal customerpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectCatolé do Rocha - PB - empresa calçadistapt_BR
dc.subjectCatolé do Rocha - PB - footwear companypt_BR
dc.subjectSegmento de calçados - empresa - endomarketingpt_BR
dc.subjectFootwear segment - company - internal marketingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREIRES, Rafaela Tayane Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEndomarketing in the internal customer's feeling of belonging.pt_BR
dc.identifier.citationFREIRES, Rafaela Tayane Costa. Endomarketing no sentimento de pertencimento do cliente interno. 2023. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28857pt_BR
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