Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1ABREU, Ireneide Gomes de.
dc.contributor.advisor1IDABREU, I. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7967580792029663pt_BR
dc.contributor.advisor2RODRIGUES, Edileuza Custódio.
dc.contributor.advisor2IDRODRIGUES, E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062847108369493pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar e analisar de forma reflexiva, as experiências vivenciadas ao longo do processo de formação docente do curso de Pedagogia, destacando-se as configurações dessa etapa de formação docente e a sua relação com a prática pedagógica do docente no contexto educacional social. Dentro desta perspectiva, o estágio supervisionado é uma atividade de extrema importância no processo de formação docente, atrelando a experiências teóricas vivenciadas no âmbito acadêmico, a prática existencial na sociedade contemporânea. Por meio das vivencias nos ambientes educacionais e diante das procedências reais da atuação docente, qual contribuem para reflexão sobre a organização das atividades pedagógicas, como também a o estimulo a problematização e compressão da realidade, dando suporte para estruturação deste memorial se da formação docente. Este trabalho possui entre outras finalidades, expor as experiências de estágio vivenciadas durante o processo de formação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, focando três modalidades de ensino: a atuação na gestão, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental I. Sendo comtemplados nos estágios I: Gestão na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental I, qual objetivou ao graduando a oportunidade acompanhar, avaliar projetos e programas, além da elaboração de um subprojeto juntamente com minha parceira de estágio Edilânia de Moura Benevides, proposto para se colocado em prática na realidade da instituição, tendo como suporte a orientação da nossa professora Edileuza Custódio Rodrigues. O estágio II: Regência na Educação Infantil teve como objetivo a observação, planejamento, intervenção e analise das práticas de ensino voltadas aos discentes da Educação Infantil, compartilhando desse momento com a mesma companheira do estágio anterior, mas sob a orientação da Professora Katia Patrício B. Campos. Já no que se refere ao estágio III: A regência no ensino Fundamental I procedeu na mesma sequencia do estágio II, no entanto estas sendo voltadas para os alunos do ensino fundamental, e compartilhando a docência com as minhas colegas Morgana Cavalcante e Bárbara Patrício e com a supervisão de estágio a e orientação para elaboração do TCC as Prof.ª Drª. Ireneide Gomes de Abreu e Edileuza Custódio Rodrigues. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso está estruturado da seguinte maneira: Trajetória escolar antes do ingresso na Universidade; Trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia; Aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares que abordam os conteúdos básicos profissionais; Experiências vivenciadas durante os estágios curriculares supervisionados I, II e III; Aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos, considerações finais. Quais experiências vivenciadas serão abordadas a seguir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleTraçando linhas e construindo sonhos: experiências e memórias da formação.pt_BR
dc.date.issued2014-09
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863
dc.date.accessioned2023-02-16T00:56:21Z
dc.date.available2023-02-15
dc.date.available2023-02-16T00:56:21Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMemorial de formaçãopt_BR
dc.subjectFormação docente - memorialpt_BR
dc.subjectPedagogia - memorialpt_BR
dc.subjectMemórias - formação docentept_BR
dc.subjectTraining memorialpt_BR
dc.subjectTeacher training - memorialpt_BR
dc.subjectPedagogy - memorialpt_BR
dc.subjectMemories - teacher trainingpt_BR
dc.subjectSupervised Internship - Pedagogy - CHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Cristina da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTracing lines and building dreams: training experiences and memories.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Cristina da. Traçando linhas e construindo sonhos: experiências e memórias da formação. 2014. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Memoriais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CRISTINA DA SILVA - TCC MEMORIAL LIC. PEDAGOGIA CH 2014.pdfMaria Cristina da Silva - TCC Memorial Lic. Pedagogia CH 2014.401.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.