Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868
Title: Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente.
Other Titles: Training in focus: experiences on the trajectory of teacher training.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jéssica Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ABREU, Ireneide Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: RODRIGUES, Edileuza Custódio.
Keywords: Formação docente - memorial;Memorial de formação;Memória - formação docente;Formação Pedagógica - memorial;Teacher training - memorial;Training memorial;Memory - teacher training;Pedagogical Training - memorial
Issue Date: Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Jéssica Barbosa da. Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é fruto da reflexão de experiências que se desenvolveram durante todo o curso da graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma descrição e análise geral dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos, bem como do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se constitui como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão disseminada monografia. Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto palavra com origem latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar. A autora vai além e define dois tipos: o memorial descritivo e o memorial de formação. Em ambos o narrador vai analisar seu caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua formação e traçando seu projeto de vida. No primeiro, há uma reflexão individual realizada seguindo parâmetros publicados em editais como concursos, já o segundo é produzido para trabalhos de conclusão de curso com o objetivo de obtenção de título acadêmico. Seguindo esta lógica, objetiva-se reunir aqui, informações que visam informar ao leitor, desde a trajetória escolar que implicou na escolha do curso de Pedagogia, até o próprio percurso desenvolvido na graduação, dando ênfase aos componentes curriculares obrigatórios de estágio supervisionado. Portanto, este memorial de formação é dividido em algumas partes, a iniciar sobre a trajetória escolar antes do ingresso na Universidade, em busca de se conhecer se a aproximação com a docência tem alguma influência com minha história de vida anterior. Na sequência, abordo como se deu a trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia, fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos.Nesse âmbito, relato e apresento as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio em gestão, estágio na educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Finalizando esta parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Após, apresento as considerações finais.
Keywords: Formação docente - memorial
Memorial de formação
Memória - formação docente
Formação Pedagógica - memorial
Teacher training - memorial
Training memorial
Memory - teacher training
Pedagogical Training - memorial
???metadata.dc.subject.cnpq???: Pedagogia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Memoriais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA BARBOSA DA SILVA - TCC MEMORIAL LIC. PEDAGOGIA CH 2014.pdfJéssica Barbosa da Silva - TCC Memorial Lic. Pedagogia CH 2014180.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.