Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
Title: Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.
Other Titles: Recalling and reflecting on the trajectory of my academic training.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Edilene da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ABREU, Ireneide Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: RODRIGUES, Edileuza Custódio.
Keywords: Memorial acadêmico;Academic memorial;Memórias;Memoirs;Trajetória acadêmica;Academic trajectory;Formação docente - memorial;Teacher training - memorial;Formação em Pedagogia - memorial;Training in Pedagogy - memorial
Issue Date: Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Edilene da Silva. Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica. 2014. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as memórias e reflexões teóricas e práticas vivenciadas ao longo de minha trajetória escolar e acadêmica, constituída por lembranças e recordações vividas no decorrer de minha trajetória inicial, durante os primeiros anos de escolarização, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio e durante os quatro anos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Além destas experiências aqui tomadas como memórias de formação social e profissional, são tomadas como destaque as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados da grade curricular do curso, correlacionando com as disciplinas teóricas, sendo estes: Estágio Supervisionado I, em gestão escolar; Estágio Supervisionado II, na educação infantil e Estágio Supervisionado III, nos primeiros anos do ensino fundamental. O estágio supervisionado no contexto da educação superior tem fundamental importância, por destacar-se como etapa que possibilita aproximação entre os conhecimentos adquiridos em sala de aula e o convívio prático em seu futuro ambiente de trabalho. Sendo assim, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, coletando informações, observando, registrando tudo o que poderá auxiliá-lo a diagnosticar as e relatar os pontos positivos e negativos observados nas instituições de ensino. Por fim, traçam algumas expectativas acerca da realidade escolar: a escola que temos e a escola que queremos, buscando refletir sobre a necessidade de reconfigurar o papel docente junto às demandas sociais e educativas.
Keywords: Memorial acadêmico
Academic memorial
Memórias
Memoirs
Trajetória acadêmica
Academic trajectory
Formação docente - memorial
Teacher training - memorial
Formação em Pedagogia - memorial
Training in Pedagogy - memorial
???metadata.dc.subject.cnpq???: Pedagogia Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Memoriais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILENE DA SILVA GONÇALVES - TCC MEMORIAL LIC PEDAGOGIA CH 2014.pdfEdilene da Silva Gonçalves - TCC Memorial Lic. Pedagogia CH 2014308.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.