Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDIAS,Y.M.S.Ipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657693417306739pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Niédja Maria Ferreira de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA, N. M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022078411182508pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Vívia da Silva.
dc.contributor.referee2BATISTA, Simone Vieira.
dc.description.resumoA presente dissertação se vincula à Linha de Pesquisa 1, História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e tem como objeto a história de uma instituição pública da cidade de Areia-PB, o Grupo Escolar Carlota Barreira, criada no ano de 1968. Essa investigação se insere no âmbito das pesquisas sobre instituições escolares e teve como objetivo maior investigar historicamente o processo de criação do Grupo Escolar Carlota Barreira e seu papel socioeducativo na cidade de Areia- PB, no período de 1968 a 1973, recorte temporal que compreende o ano de criação e os cinco anos sequentes de funcionamento. Mais especificamente, a pesquisa buscou: contextualizar o cenário sóciopolítico-educacional no qual o Grupo Escolar Carlota Barreira se constituiu; investigar os motivos pelos quais a instituição foi fundada e quem a idealizou; compreender a relação da escola com a cidade de Areia; e refletir sobre a organização educacional: espaço físico, solenidades e festividades escolares. Para realização do estudo, respaldamo-nos em: Sanfelice (2007), Nosella e Buffa (2013), Saviani (2019), Germano (2011), Pinheiro (2002) Almeida (1980) Torres (1989), Almeida (2010) entre outros e nos inspiramos nomaterialismo histórico-dialético, (Netto, 2006; Konder, 2008; Cury,1985; Kosik, 1969). A pesquisa foi realizada mediante a análise documental, a partir de levantamento da documentação e posterior análise de documentos midiáticos, como fotografias e vídeo, recorte de jornal, documentos legais, livros memorialísticos, entre outros disponíveis em arquivos da instituição, do município e do estado. O estudo permitiu conhecer os antecedentes de criação do Grupo Escolar “Carlota Barreira” na cidade de Areia/PB, e quando essa passou a ser considerada “a grande estrela das obras sociais da Paróquia”, dando indícios da efetiva presença da Igreja Católica na criação e na vivência educacional que tivera como pároco o Cônego Ruy Barreira Vieira. Portanto, com base no período estudado, é possível inferir que a Igreja atuava para o serviço assistencialista nas causas “dos pobres” e a ausência estatal no desenvolvimento educacional dessa instituição. Os dados apontaram, ainda, a presença feminina no quadro docente da instituição e a participação das freiras do Colégio Santa Rita em ações educacionais e religiosas no Grupo Escolar, além da promoção de festividades e celebrações católicas e cívicas, desde sua primeira formação como Escola Reunida e sua continuidade como Grupo Escolar. O estudo evidencia, assim, o papel socioeducacional dessa instituição para a história local e estadual, que possui mais de cinquenta anos e muito vem contribuindo para a formação educacional da população areiense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleGrupo Escolar Carlota Barreira: uma “obra benemérita” na cidade de Areia-PB (1968 - 1973).pt_BR
dc.date.issued2022-09-27
dc.description.abstractThe present dissertation is linked to Line of Research 1, History, Policy and Educational Management of the Graduate Program in Education of the Federal University of Campina Grande (UFCG), and its object is the history of a public institution in the city of Areia- PB, the Carlota Barreira School Group, created in 1968. This research falls within the scope of the investigation on school institutions, and its main goal was to historically investigate the process of creation of the Carlota Barreira School Group and its socioeducational role in the city of Areia-PB, from 1968 to 1973, time frame that comprises the year of creation and the five subsequent years of operation. More specifically, the research sought to: contextualize the socio-political-educational scenario in which the Carlota Barreira School Group was constituted; investigate the reasons why the institution was founded and who idealized it; understand the relationship of the school with the city of Areia; and reflect on the educational organization: physical space, solemnities and school festivities. This study was conducted and supported by: Sanfelice (2007), Nosella and Buffa (2013), Saviani (2019), Germano (2011), Pinheiro (2002) Almeida (1980) Torres (1989), Almeida (2010) among others, and also inspired by historicaldialectical materialism, (Netto, 2006; Konder, 2008; Cury,1985; Kosik, 1969). The research was carried out through document analysis, based on a survey of documentation and subsequent analysis of media documents, such as photographs and video, newspaper clippings, legal documents, memorial books, among others available in the institution, city and state archives. The study made it possible to know the antecedents of the creation of the “Carlota Barreira” School Group in the city of Areia-PB, and when it came to be considered “the great star of the social works of the Parish”, giving evidence of the effective presence of the Catholic Church in the creation and in the educational experience whose priest was Canon Ruy Barreira Vieira. Therefore, based on the period studied, it is possible to infer that the Catholic Church acted for the welfare service in the causes “of the poor ones” and the state's absence in the educational development of this institution. The data also pointed to the female presence in the teaching staff of the institution and the participation of the nuns of Santa Rita College in educational and religious actions in the School Group, in addition to the promotion of catholic and civic festivities and celebrations, since its first formation as a Reunida School and its continuity as a School Group. The study highlights, thus, the socio-educational role of this institution for the local and state history, which has more than fifty years and has been contributing to the educational formation of the areiense population.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28903
dc.date.accessioned2023-02-23T20:25:58Z
dc.date.available2023-02-23
dc.date.available2023-02-23T20:25:58Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInstituição escolarpt_BR
dc.subjectGrupo escolarpt_BR
dc.subjectIgreja católicapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectEducação assistencialistapt_BR
dc.subjectAreia-PBpt_BR
dc.subjectSchool institutionpt_BR
dc.subjectSchool grouppt_BR
dc.subjectCatholic churchpt_BR
dc.subjectStatept_BR
dc.subjectEducation welfarept_BR
dc.subjectInstitución escolarpt_BR
dc.subjectIglesia católicapt_BR
dc.subjectEducación trabajador socialpt_BR
dc.subjectÉtablissement scolairept_BR
dc.subjectGroupe scolairept_BR
dc.subjectÉglise catholiquept_BR
dc.subjectÉtatpt_BR
dc.subjectÉducation travailleur socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorINOCÊNCIO, Yasmim Maria Dias dos Santos Inocêncio.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationINOCÊNCIO, Y. Grupo Escolar Carlota Barreira: uma “obra benemérita” na cidade de Areia-PB (1968 - 1973). 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YASMIM MARIA DIAS DOS SANTOS INOCÊNCIO – DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2022.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.