Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28919
Title: Dispositivos para simulação realística em enfermagem na assistência a pacientes com colostomia.
Other Titles: Devices for realistic nursing simulation in care to patients with a colostomy.
Dispositivos para la simulación realista de enfermería en el cuidado a los pacientes con una colostomía.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Paulo Sérgio Amorim de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Alana Tamar Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGRA, Glenda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
Keywords: Colostomia;Simulação realística;Assistência de enfermagem;Ensino de enfermagem - simulação realística;Colostomy;Realistic simulation;Nursing care;Nursing teaching - realistic simulation;Simulación realista;Cuidado de enfermera;Enseñanza de enfermería - simulación realista
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Paulo Sérgio Amorim de. Dispositivos para simulação realística em enfermagem na assistência a pacientes com colostomia. 2023. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A Simulação Realística no ensino da assistência de enfermagem à pessoa com colostomia pode ser um excelente instrumento para criar situações reais que podem ser encontradas nos diversos serviços de saúde. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de um dispositivo artesanal para a prática de simulação realística no ensino da Enfermagem na assistência a pacientes com colostomia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica que foi realizada para desenvolver uma tecnologia educacional no âmbito da saúde. A tecnologia desenvolvida inclui dispositivo de irrigação para colostomia (bolsa de irrigação, cone, manga, cinto de sustentação), bolsa para colostomia, estoma e o minicap. Houve dois cenários para a pesquisa, sendo o primeiro o laboratório de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité/PB, para a fotografia dos dispositivos de irrigação originais e posterior confecção dos dispositivos artesanais. O segundo cenário foi o ambiente virtual, em que a pesquisa foi realizada para a construção deste trabalho científico. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino Americano em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e utilizando os descritores “Colostomia”, “Bolsas de colostomia”, “Tecnologia educacional” e “Enfermagem”, com o operador booleano AND. Após análise dos dados, emergiram-se 03 (três) categorias, a saber: 1) Tecnologias educacionais para o ensino da enfermagem em colostomias; 2) Repercussão do uso das tecnologias educacionais no ensino da enfermagem em colostomias; 3) Construção do sistema de irrigação. Resultados e Discussão: Nove artigos compuseram a amostra final. Dentre essas ferramentas os artigos da pesquisa trouxeram vídeos educativos que já são bastante utilizados no cenário de formação, cartilhas e aventais de simulação, mostrando os órgãos do trato gastrointestinal (TGI), que vêm sendo criados e validados para implementação no ensino da enfermagem, direcionados a docentes, discentes, pacientes e familiares que experimentam o uso da colostomia. Na formação em saúde e, principalmente na enfermagem, esses recursos são frequentemente utilizados para desenvolvimento de competências, envolvimento afetivo, substituir apresentações ao vivo, treinar habilidades e além disso, auxiliar no aprendizado teórico com entendimento cognitivo e reflexivo. Conclusão: A colostomia, sem dúvida, impõe muitas mudanças no modo de vida do indivíduo. De modo geral, acarreta mudanças físicas, comportamentais e emocionais, trazendo a não socialização, o isolamento, o medo de rejeição, a perda da autonomia e da identidade. Portanto, este trabalho pode abrir novos caminhos no âmbito da saúde, principalmente, no ensino da enfermagem, por retratar uma inovação tecnológica capaz de transformar laboratórios e salas de aula em grandes cenários de formação acadêmica.
Abstract: Introduction: Realistic Simulation in teaching nursing care to people with a colostomy can be an excellent instrument to create real situations that can be found in different health services. Objective: The objective of this work is to present the creation of a handmade device for the practice of realistic simulation in Nursing teaching in the care of patients with colostomy. Methodology: This is a methodological research that was carried out to develop an educational technology in the field of health. The technology developed includes a colostomy irrigation device (irrigation bag, cone, sleeve, support belt), colostomy bag, stoma and the minicap. There were two scenarios for the research, the first being the Nursing laboratory of the Federal University of Campina Grande, campus Cuité/PB, for the photography of the original irrigation devices and subsequent manufacture of the handmade devices. The second scenario was the virtual environment, in which the research was carried out for the construction of this scientific work. The research was carried out in the databases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Latin American Literature in Health Sciences (LILACS), Database in Nursing (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and using the descriptors “Colostomy”, “Colostomy bags”, “Educational technology” and “Nursing”, with the Boolean AND operator. After analyzing the data, 03 (three) categories emerged, namely: 1) Educational technologies for teaching nursing in colostomies; 2) Repercussion of the use of educational technologies in teaching nursing in colostomies; 3) Construction of the irrigation system. Results and Discussion: Nine articles made up the final sample. Among these tools, the research articles brought educational videos that are already widely used in the training scenario, simulation booklets and aprons, showing the organs of the gastrointestinal tract (GIT), which have been created and validated for implementation in nursing education, aimed at to professors, students, patients and family members who experience the use of colostomy. In health education, and especially in nursing, these resources are often used to develop skills, affective involvement, replace live presentations, train skills and, in addition, help in theoretical learning with cognitive and reflective understanding. Conclusion: The colostomy undoubtedly imposes many changes in the individual's way of life. In general, it causes physical, behavioral and emotional changes, leading to non-socialization, isolation, fear of rejection, loss of autonomy and identity. Therefore, this work can open new paths in the field of health, mainly in nursing education, by portraying a technological innovation capable of transforming laboratories and classrooms into great scenarios for academic training.
???metadata.dc.description.resumen???: Introducción: Simulación Realista en la enseñanza de los cuidados de enfermería a persona con una colostomía puede ser un excelente instrumento para crear situaciones que se pueden encontrar en los diferentes servicios de salud. Propósito: El objetivo de este trabajo es presentar la creación de un dispositivo artesanal para la práctica de simulación realista en la enseñanza de enfermería en el cuidado del paciente con colostomía. Metodología: Esta es una investigación metodológica que fue llevado a cabo para desarrollar una tecnología educativa en el campo de la salud. A tecnología desarrollada incluye dispositivo de irrigación para colostomía (bolsa de irrigación, cono, manguito, cinturón de soporte), bolsa para colostomía, estoma y el minitapa. Hubo dos escenarios para la investigación, siendo el primero el Enfermería en la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité/PB, para la fotografía de los dispositivos de riego originales y posterior fabricación de los dispositivos hechos a mano. El segundo escenario fue el entorno virtual, en el que la investigación se llevó a cabo para la construcción de este trabajo científico. La investigación se llevó a cabo en Sistema de análisis y recuperación de literatura médica Bases de datos en línea (MEDLINE), Literatura Latinoamericana en Ciencias de la Salud (LILACS), Base de datos Datos en Enfermería (BDENF), Biblioteca Científica Electrónica en Línea (SciELO) y utilizando los descriptores “Colostomía”, “Bolsas de colostomía”, “Tecnología educativo” y “Enfermería”, con el operador booleano AND. Después del análisis de datos, surgieron 03 (tres) categorías, a saber: 1) Tecnologías educativas para la enseñanza de enfermería en colostomías; 2) Impacto del uso de tecnologías educativo en la enseñanza de enfermería en colostomías; 3) Construcción del sistema de riego Resultados y Discusión: Nueve artículos conformaron la muestra final. Entre estas herramientas, los artículos de investigación trajeron videos educativos que ya son ampliamente utilizados en el escenario de entrenamiento, folletos de simulación y delantales, mostrando los órganos del tracto gastrointestinal (GIT), que han sido creados y validado para su implementación en la educación de enfermería, dirigido a docentes, estudiantes, pacientes y familiares que experimentan el uso de la colostomía. En formación en salud y, principalmente en enfermería, estos recursos son a menudo se utiliza para el desarrollo de habilidades, el compromiso afectivo, sustituir presentaciones en vivo, entrenar habilidades y además, ayudar en la aprendizaje teórico con comprensión cognitiva y reflexiva. Conclusión: una la colostomía sin duda impone muchos cambios en la forma de vida del individuo. En generalmente, provoca cambios físicos, conductuales y emocionales, trayendo no socialización, aislamiento, miedo al rechazo, pérdida de autonomía y identidad. Por tanto, este trabajo puede abrir nuevos caminos en el campo de la salud, principalmente en la educación de enfermería, ya que representa una innovación tecnológica capaz de transformar laboratorios y aulas en grandes escenarios de formación académico.
Keywords: Colostomia
Simulação realística
Assistência de enfermagem
Ensino de enfermagem - simulação realística
Colostomy
Realistic simulation
Nursing care
Nursing teaching - realistic simulation
Simulación realista
Cuidado de enfermera
Enseñanza de enfermería - simulación realista
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28919
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO SÉRGIO AMORIM DE OLIVEIRA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2023.pdfPaulo Sérgio Amorim de Oliveira - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20232.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.